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Marketing para transportadoras: como atrair mais clientes em sua gestão de transporte 

Atrair mais clientes e aumentar o faturamento é uma meta em quase todos os setores comerciais, incluindo para a gestão de transportes e logística. Então, nada melhor do que o marketing para transportadoras para te levar a esses resultados: mais clientes, lucro e competitividade de mercado. 

Com o marketing, as transportadoras têm uma melhor visibilidade e mais espaço em seu setor. Ele cria autoridade para marcas, faz com que sua marca seja fortalecida e atinja mais pessoas, do jeito certo, na hora certa, aumentando o número de clientes e suas vendas.

É importante salientar que grande parte das estratégias de marketing nos dias atuais não possuem altos custos! Além é claro, de proporcionar um bom retorno financeiro. Custo baixo e retorno alto: o melhor de dois mundos, concorda? 

Para te ajudar a encontrar as melhores estratégias de marketing para transportadoras, separamos quais são indispensáveis no crescimento das empresas do setor logístico. Acompanhe!

Mapeie sua persona para realizar estratégias de marketing 
Crie um site para aplicar seu marketing para transportadoras
Crie conteúdos relevantes sobre transporte de cargas como estratégia de marketing para transportadoras
Anuncie por meio de tráfego pago para transportadoras com Google Ads e Facebook Ads
Forme parcerias estratégicas de marketing em sua gestão de transporte
Mensure os resultados de seu marketing para transportadoras

Mapeie sua persona para realizar estratégias de marketing

O primeiro passo é direcionar suas estratégias de marketing para transportadoras para os clientes certos, ou seja, falar com consumidores em potencial que realmente podem e querem adquirir serviços como os oferecidos pela sua empresa. 

Mas como descobrir quem é esse público tão específico? Para que isso aconteça, é necessário definir uma persona para sua empresa, isto é, uma representação semi-fictícia do cliente ideal em sua transportadora. 

CTA

Na prática, isso significa pensar em seus melhores clientes e nas características que eles têm em comum. Basta você criar uma representação de um tomador de decisões ideal (aquela pessoa que vai decidir se vai ou não adquirir seus produtos ou serviços), e construir suas estratégias de marketing focando nessa persona, que deve indicar: 

  • Idade
  • Profissão
  • Cargo
  • Meio de informações
  • Dificuldades
  • Objetivos
  • Como sua transportadora pode ajudá-la? 

Com isso já é possível direcionar suas estratégias. Após criar uma pessoa com essas características, você terá o perfil ideal do seu comprador. Agora, você sabe melhor como se comunicar com ele: qual o tom de voz da sua marca, quais gatilhos podem ser usados, entre outras coisas que podem ajudar a atrair ainda mais esse perfil de cliente.

E aí, você já sabe quem é sua persona? Então vamos para as próximas dicas: 

Crie um site para seu marketing para transportadoras

O mundo digital é extremamente forte e tende a crescer ainda mais nos próximos anos. A internet é o primeiro lugar onde as pessoas buscam soluções para seus mais diversos problemas e dúvidas. Quando você precisa de um novo produto, qual é seu primeiro lugar de pesquisa? O Google, certo? O seu cliente tem o mesmo comportamento, pois o Google é o principal, mais rápido e simplificado motor de busca nos dias de hoje.

Marketing para transportadoras para atrair mais clientes | Brudam

Para você ter uma ideia do poder dos sites, somente em 2021 o faturamento do e-commerce brasileiro teve alta de 48,4% em comparação com o ano anterior, segundo o índice MCC-ENET, criado pela Neotrust/Movimento Compre & Confie, em parceria com o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira de Economia Digital.

Só isso já mostra a real necessidade de estar presente no ambiente digital, seja na área de vendas como também no marketing, atingindo uma quantidade muito maior de pessoas de uma maneira muito mais prática.

Leia mais: Como o TMS auxilia na gestão logística da sua transportadora

Dito isso, para que você possa aplicar estratégias de marketing para transportadoras em ambiente digital, é de extrema importância que sua gestão considere a possibilidade de investir em um site vendedor, capaz de levar sua empresa para a primeira página dos buscadores, como o Google

Porém, apenas criar um site não vai te levar a este resultado. Como grande parte das empresas em todos os setores comerciais já possuem presença digital, o ideal é apostar em técnicas e estratégias para melhorar seu rankeamento nos mecanismos de busca. Por isso, ao criar seu site, preste atenção em: 

SEO 

O SEO (Search Engine Optimization) é conhecido como um conjunto de métodos que fará com que o site de sua transportadora garanta um bom posicionamento quando seu público pesquisar por seus produtos ou serviços. 

Dessa maneira, maiores são as chances de um número grande de consumidores optar pela sua empresa. Já que sites bem posicionados passam uma ideia de autoridade para o público. 

Velocidade do site 

Um site bem desenvolvido é um site rápido para seu consumidor. Você sabia que hoje os usuários esperam cerca de 3 segundos o carregamento de um site? Caso o site demore mais para carregar, é desistência certa!

Por isso, garanta que seu site seja veloz! 

Além desses dois pontos, outras dicas para seu site ser um verdadeiro vendedor da sua transportadora são:

  • Ter uma ótima usabilidade
  • Ter textos e imagens que conversem com a sua persona
  • Ter links para contato: um WhatsApp, telefone, endereço
  • Considere ter um blog (nossa próxima dica é sobre isso)

Crie conteúdos relevantes sobre transporte de cargas como estratégia de marketing para transportadoras

O marketing de conteúdo também é uma estratégia forte para diferentes setores econômicos, inclusive o de transporte e logística. Dessa forma, em conjunto com seu site, criar um blog também vai atrair mais clientes para sua transportadora. 

Marketing para transportadoras para atrair mais clientes | Brudam

BlogS são ótimas fontes de informação. É com eles que conhecemos marcas novas, e confiamos em novas empresas também. Seu blog deve informar e educar sua persona por meio de seus conteúdos, como:

  • Artigos
  • eBooks
  • Guias
  • Webinars 

Para produzir esses tipos de materiais, é necessário ter sua persona bem definida para que você possa saber com quem e como irá falar, pensando nas dúvidas e dores que estão presentes na vida dela e sua empresa pode ajudar. 

Leia mais: 6 principais problemas na gestão de transporte de cargas 

Assim como o site, o conteúdo publicado em seu blog também precisa ter qualidade na visão dos mecanismos de busca. Portanto, também é necessário que técnicas de SEO sejam aplicadas.

Por meio dessas ações você pode atrair mais clientes que encontram sua empresa ao pesquisar suas dúvidas no setor e como resolvê-las

Anuncie por meio de tráfego pago para transportadoras com Google Ads e Facebook Ads

Com um site e blog bem estruturados você já começa a atrair clientes por meio do tráfego orgânico, porém, para que você tenha bons resultados mais rapidamente, você também pode investir no tráfego pago.

O tráfego orgânico (blog/conteúdos) pode ser um processo mais lento, mas garante clientes fidelizados e engajados com sua marca. Enquanto isso, o tráfego pago (anúncios pagos em plataformas) demanda investimento financeiro (você escolhe quanto investir), porém, leva sua empresa a alcançar grandes resultados em um curto período de tempo. 

Entre as principais plataformas que sua transportadora pode investir, podemos listar:

Antes de começar a investir neste tipo de estratégia, confira em sua persona qual plataforma ela se encontra para que você não perca dinheiro com algo que seus clientes não têm acesso ou não chegam a ver

Leia mais: Os 6 sistemas para transportadoras que não podem faltar em sua gestão de transporte

Leia mais: Transporte multimodal e intermodal: entenda as diferenças

Forme parcerias estratégicas de marketing em sua gestão de mídias sociais

Outro canal importante para atrair mais clientes para sua empresa é o das redes sociais. Se você souber as estratégias certas de marketing para transportadoras, é possível converter muitos consumidores. 

Marketing para transportadoras para atrair mais clientes | Brudam

Aproveite as redes sociais para se mostrar diferente de seus concorrentes, para humanizar sua marca e para se aproximar mais ainda de seu público e de suas necessidades. 

Atente-se ao fato de que cada rede social tem um propósito e um determinado público. O conteúdo apresentado em seus perfis precisa ser alinhado e coerente com isso. 

A gestão de mídias sociais se relaciona diretamente com o cliente e com o cliente em potencial. Um forte exemplo é quando perguntam dúvidas em seus posts e devem ser respondidos rapidamente.

O mesmo acontece com reclamações. É necessário que todo o problema apresentado seja resolvido antes que o cliente perca a paciência e decida abandonar a empresa pela demora de atendimento.

Mensure os resultados de seu marketing para transportadoras

Depois de aplicar todas essas estratégias e utilizar diferentes ferramentas para o marketing digital, é importante não esquecer de mensurar seus resultados para definir as próximas campanhas.

Por meio do resultado das estratégias e campanhas anteriores, você pode calcular quanto custa um cliente para sua transportadora, por exemplo. Dessa forma, você também estima a taxa de retorno de investimento em suas atividades de marketing.

Além disso, entre as vantagens de se mensurar suas ações de marketing é que você pode medir o nível de desempenho de cada campanha realizada para sua transportadora

Portanto, logo sua empresa é capaz de compreender melhor quais partes precisam ser melhoradas e o que é essencial que permaneça em suas estratégias de marketing para transportadoras. 

Outro passo importante quando falamos de transportadoras é garantir eficiência nos processos para também alcançar o marketing boca a boca, ou seja, ter seu cliente te recomendando para outros clientes.

Leia mais: Tracking AWB: o que é e como usar na gestão de transportes 

Para isso, é necessário que a satisfação do cliente seja alta e a comunicação da empresa com o consumidor esteja presente em todos os processos. Como conseguir isso? Com tecnologias que garantam informações seguras e rápidas, como um sistema TMS. 

Você pode contar com o Sistema TMS para transportadoras Brudam para enviar informações em tempo real e de forma automatizada para seus clientes para que acompanhem o processo de transporte até o destino. Com o Brudam, você cria relacionamento com seus clientes e potencializa suas ações de marketing.

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