Área do Cliente  | Vagas

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Correios ou transportadora? Saiba qual a diferença entre ambos e a melhor escolha para você 

Correios ou transportadoras? Diferenças e a melhor escolha | Brudam

Transportar pelo Correios ou por uma transportadora?

Quem trabalha com o transporte de e-commerce está cansado de saber que um dos fatores mais importantes para ajudar no fortalecimento da marca é garantir um serviço de frete de qualidade para seu cliente.

Hoje o mercado de e-commerce transporta de tudo um pouco, e com o aumento de lojas virtuais vendendo a mesma coisa, um dos grandes diferenciais pode ser o prazo de entrega, valor do frete, entre outros.

O consumidor muitas vezes paga um pouco mais caro para receber a mercadoria o quanto antes. É claro que para pagar a mais para ter em um prazo curto, a experiência da condição do produto entregue vai fazer com a reputação daquela loja aumente e assim você continue a transportar para tal loja.

Daí surge o desafio de escolher um bom fornecedor para entrega. Portanto, é preciso pôr os pesos na balança e decidir qual a melhor escolha para seu negócio, acompanhe: 

Correios ou transportadoras? Diferenças e a melhor escolha | Brudam

Qual a diferença entre transportadoras e Correios?

Existem muitas diferenças a serem levadas em conta quando o assunto é escolher o tipo de frente ofertado pela sua empresa, ou seja, entre Correios e transportadoras. 

Bom, a principal diferença entre um serviço e o outro com toda certeza é que, pelo menos por enquanto, os Correios se tratam de uma empresa estatal, enquanto as transportadoras são privatizadas. 

Portanto, é fato que o reconhecimento e a tradição presentes no Correio ajudam a passar mais credibilidade para o serviço e uma maior sensação de segurança, mas não se engane, as transportadoras também apresentam grandes vantagens que devem pesar em sua decisão de escolha. 

Dessa maneira, as principais diferenças entre as duas podem ser listadas como:

  • Credibilidade: como já foi explicado, os Correios possuem uma maior tradição de mercado (com mais de 358 anos de história), enquanto os serviços de transporte de cargas costumam ser bem mais novos, porém, já existem transportadoras tão grandes quanto a estatal, como é o caso do serviço de entregas de empresas como Magazine Luiza e Mercado Livre, que vem crescendo cada vez mais em nosso país. 
  • Greve: por se tratar de um serviço público, os serviços dos Correios estão sempre suscetíveis a serem parados por greves, não que transportadoras estejam isentas disso, porém, a chance é muito menor. 
  • Entregas especiais: um dos grandes diferenciais dos Correios são seus vários tipos de entregas, como é o caso do Sedex e Carta Registrada. Porém, mesmo vinculados aos próprios Correios, esses serviços podem apresentar alguns problemas, principalmente relacionados ao seu alto valor de cobrança. 

Enquanto isso, transportadoras possuem contratos negociáveis e costumam ter vários tipos de envio, dependendo da empresa, seja de caminhão, carro ou moto. 

  • Prazo de entrega: com toda certeza você já sabe que quanto mais rápida a entrega mais satisfeito estará seu cliente não é? Por conta disso, é de conhecimento comum que os Correios costumam ter um prazo maior de entrega e demoram mais para realizá-la. 
  • Peso da carga: levando em consideração o peso da carga, os Correios são bem mais restritivos em relação ao peso e tamanho da carga do que as transportadoras, que são bem mais liberais enquanto a isso. 
  • Área de entrega: esse é outro ponto extremamente importante a ser levado em conta, a área de atuação dos Correios cobre toda a extensão do Brasil. Porém, você não precisa necessariamente contratar um serviço nacional se sua área de entrega é apenas regional. 
  • Plataforma: nos dias de hoje, as plataformas de serviços de transporte e entrega de cargas são de grande importância, principalmente por conta do rastreamento. Portanto, analise bem se a plataforma é intuitiva e responsiva, podendo ser acessada de qualquer dispositivo. 

Aqui os Correios e as transportadoras também se diferem, já que a plataforma do serviço estatal é bem simples e intuitiva, porém, do lado das privadas mais informações são disponibilizadas e o serviço é mais transparente. 

Ler mais: Tracking AWB: saiba o que é e como usar em sua gestão de transporte no rastreamento de cargas 

  • Segurança da carga: os Correios são definitivamente uma alternativa mais segura para cargas mais resistentes, porém, em cargas maiores e frágeis é recomendado realizar um orçamento direto com uma transportadora. Dessa maneira, você também pode solicitar a atenção redobrada das mercadorias e verificar a restituição pré-estabelecida em contrato em caso de acidentes.

Já pelos Correios, os empresários podem contar com o seguro de 1% sobre o valor declarado da mercadoria, sendo essa uma taxa exigida pela transportadora para cobrir extravios, possíveis roubos ou qualquer outro dano à carga.  

Ler mais: GRIS: Entenda para que serve e quando aplicar

Qual dos dois entrega mais rápido? Transportadoras ou Correios? 

Bom, já é possível concluir que se você busca por um serviço de transporte mais ágil, as transportadoras acabam sendo a melhor opção, a não ser que seus clientes tenham uma grande adesão ao serviço de Sedex oferecido pela estatal. 

Portanto, se seu público alvo procura por um serviço de entrega rápido e eficiente, procure por uma transportadora que melhor se adeque às suas necessidades e expectativas. 

Ler mais: 10 tendências da logística do futuro para a gestão de transportes

Qual é a opção mais barata? 

Correios ou transportadoras? Diferenças e a melhor escolha | Brudam

Agora, se seu público alvo costuma optar pelos serviços mais baratos e não se importa tanto com agilidade, desde que o produto chegue em segurança, os serviços do Correio costumam apresentar-se como uma melhor opção. 

No geral, os e-commerces (comércios eletrônicos), que possuem pouco volume de vendas, costumam optar por enviar suas encomendas pelos Correios. Porém, para aqueles que também fazem muitos envios, a estatal também oferece a oportunidade de firmar um contrato com descontos de acordo com o volume de remessas, por meio de um serviço para quem tem loja virtual, o e-Sedex

Dessa maneira, também há a possibilidade dos donos de e-commerce pagarem todo o custo de envio mensalmente em uma só fatura ao invés de realizar um pagamento cada vez que a nova encomenda for despachada. 

Como saber qual escolher?

Se você ainda não sabe qual é a melhor opção para seu negócio, separamos alguns outros fatores determinantes que podem te ajudar nesta escolha, acompanhe: 

Quando escolher uma transportadora 

Se sua transportadora trabalha com volumes maiores em peso e cubagem, talvez os Correios não te atendem, pois o limite para envio via Sedex é de no máximo 15 kg.

Se o seu caso for a necessidade de transportar materiais químicos, como tintas, os Correios também não te atenderão. Sendo assim, você precisa procurar os serviços de uma transportadora para entregar os seus produtos.

Correios ou transportadoras? Diferenças e a melhor escolha | Brudam

Alcance dedicado

Uma transportadora pode ter alcance nacional, regional ou estadual, sendo, portanto, necessária uma pesquisa e contato prévio para verificar quais regiões são atendidas e os preços praticados em cada uma delas.

Se a sua atuação é somente regional, por exemplo, aposte em uma transportadora que atua na região específica, pois não há necessidade de investir em um contrato nacional nesse caso.

Ler mais: 6 principais problemas na gestão de transporte de cargas

Busque referências no mercado

Para achar a transportadora ideal para o seu e-commerce procure referências, ligue, busque informações no mercado. Por não ser um serviço utilizado pela maioria, é indicado buscar a opinião de quem o utiliza para saber os prós e os contras.

Busque por plataformas que integrem com a sua transportadora

Procure sistemas que integrem com o seu TMS. Saiba que algumas plataformas não oferecem isso como padrão e, portanto, te deixam com mais um trabalho: o de criar uma tabela de frete e atualizá-la sempre para consulta. Portanto, pesquise a viabilidade das facilidades que esta transportadora lhe oferece no que diz respeito à informação de entrega e até o valor de cada entrega.

As transportadoras não entram de greve

O envio de mercadorias por uma transportadora assegura também o cumprimento do prazo em caso de greves nos Correios. Se você já vivenciou essa situação, sabe que ela pode representar uma diminuição considerável nas vendas. Portanto, ter este “plano B” pode ser a salvação do seu negócio virtual.

Quando escolher os Correios 

Como os Correios têm influência nacional, fornece serviços para vários tipos de lojas virtuais. Por exemplo, isso permite que o serviço alcance vários locais que não seriam alcançados por operadores comuns.

Correios ou transportadoras? Diferenças e a melhor escolha | Brudam

Múltiplos serviços

Além disso, os Correios oferecem vários tipos de frete, calculados com base no peso da mercadoria, tempo de espera, preço e tipo de produto. Dessa forma, é possível atender vários clientes por meio de serviços que a maioria das pessoas já conhece e, portanto, possuem confiança e credibilidade no mercado.

Integração com a plataforma

Através do serviço do site dos Correios, é possível estabelecer integração direta com a sua empresa para exibir automaticamente o valor do frete para o cliente final, sendo assim o custo de frete calculado pelo cliente quando o pedido é fechado e o custo de envio será alterado automaticamente de acordo com a região.

Contratos especiais

Como citado anteriormente, é possível também fazer um contrato como pessoa jurídica e conseguir fretes mais em conta, de acordo com o volume de envios. Isso permite maior controle dos seus envios e uma economia em termos de valor final para você e para os seus clientes, pois quanto mais barato sair para você, maior poderá ser o desconto para o seu cliente.

Além disso, à medida que sua empresa despacha produtos com os Correios, você pode melhorar seu contrato com os Correios, reduzir pagamentos e obter mais lucros.

Bom, caso você esteja procurando por uma transportadora privada que tenha eficiência em seu serviço, é só procurar por aquelas que possuem o TMS Brudam, saiba mais: 

POSTS RELACIONADOS

Você pode ir ainda mais longe se continuar com a gente!
Assine nossa newsletter:

Experimente grátis todas as funcionalidades do TMS Brudam:

Brudam

online

Olá, que tal um orçamento sem custo? Me informe seu email e telefone para iniciarmos uma conversa sem compromisso :)

VOCÊ FEZ A MELHOR ESCOLHA!

Você já vai conhecer o TMS que
Transforma sua gestão de transporte.

As informações de acesso ao teste grátis do sistema TMS Brudam serão enviadas para o seu e-mail.

Você pode ir ainda mais longe se continuar com a gente!

Além de aproveitar nosso teste grátis, você pode continuar avançando na sua gestão de transportadora se conferir os nossos conteúdos sobre tecnologia, gestão e mais: