Área do Cliente  | Vagas

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

#6 dicas para você entender a exportação.

A exportação é uma dos principais ativos do e-commerce.

Se você trabalha com e-commerce, isso pode ser a base para expandir seus negócios e iniciar a exportar.

Disso você já sabe… Mas a verdadeira dúvida é:

POR QUE EXPORTAR?

Porque as vantagens de exportar são muitas, mas antes é necessário realizar uma ótima pesquisa de mercado.  Depois disso, você poderá analisar o que fica melhor para sua empresa.

Dessa maneira vai possibilitar muitos ganhos, como diminuir os riscos econômicos, aumento de produção e venda, poder focar em melhoria para manter uma boa qualidade e muito mais, isso fortalecerá a imagem da sua empresa.

Enfim, vamos para as dicas!

 

#1 RELACIONAMENTO

Para os negócios é importante pesquisar e analisar novos parceiros, representantes e fornecedores.

Além de ser uma ótima maneira de divulgar sua marca, acaba melhorando muito o relacionamento comercial. É essencial para planejar as estratégias com melhores estimativas, economizando tempo e dinheiro.

Vale destacar que é uma ótima oportunidade para conhecer a cultura e os hábitos locais.

#2 TERMOS TÉCNICOS

Como em qualquer área, você deve ficar atento aos termos técnicos. Mas quando se trata de território internacional, o cuidado deve ser muito maior.

O Sistema Integrado do Comércio Exterior (SISCOMEX) – portal do Governo Federal, disponibiliza acesso à um glossário com alguns termos e siglas que podem te ajudar!

Também é possível verificar os termos internacionais do comércio, na Resolução CAMEX nº16/2020, na Câmara de Comércio Exterior do Ministério da Economia.

#3 COMÉRCIO INTERNACIONAL

Caso tenha olhado os termos internacionais da CAMEX, você pode ter ficado em dúvida sobre o que é Incoterms, um conhecimento imprescindível para quem trabalha com exportação.

São regulamentações de direitos e obrigações, com termos internacionais de comércio, contendo itens práticos utilizados em contratos de compra e venda.

Visto que tem como objetivo dar clareza entre o comprador e o vendedor, se torna mais garantido para evitar equívocos e destacar a responsabilidade sobre as mercadorias.

#4 CONHECIMENTO FINANCEIRO

Estar atento ao comércio não é o suficiente. O ideal é inserir no planejamento uma pesquisa e análise, para identificar os melhores procedimentos financeiros.

Você precisa entender como são as cobranças, formas de pagamento, estornos e outros, de acordo com cada região. Isso garante mais segurança para a sua operação.

Muitas vezes até mesmo a maneira de negociar é diferente, em reuniões entre estados brasileiros já percebemos diferenças nos costumes. Então imagine entre países…

#5 CONHECIMENTOS GERAIS

Além de todo conhecimento técnico e administrativo, não se pode deixar de lado a cultura. Desde temperatura à infraestrutura, tudo muda de local para local.

Do mesmo modo em reuniões de negócios, é necessário conhecer os costumes dos seus clientes. Dessa maneira, você reduz os riscos e aumenta a garantia do sucesso.

Antes de tudo, é recomendado estudar a linguagem, vestimentas, alimentação, humor, gírias, costumes de higiene e gestos. Caso não saiba, um simples sinal de positivo pode ser algo obsceno para algumas regiões.

#6 LEGISLAÇÃO

Por fim, mas não menos importante… A legislação.

Quando começar a pesquisar sobre a legislação para exportação, você perceberá que licenças e documentos são necessários, além de algumas exigências para registro e segurança.

Assim como as instruções sobre a moeda e as embalagens, tudo exige muita dedicação.

Embora pareça dificil, tudo é tem grande importância e necessidade, para garantir proteção em todas as partes e lados do processo e contrato.

Algumas leis e normas têm atualizações anuais e outras não. Ou seja, é bom se manter sempre ligado!

 

Agora me conta, você está pensando em expandir seus negócios? Já exportou alguma vez?

Comenta aqui embaixo suas experiências ou dúvidas!

 

POSTS RELACIONADOS

Você pode ir ainda mais longe se continuar com a gente!
Assine nossa newsletter:

Experimente grátis todas as funcionalidades do TMS Brudam:

Brudam

online

Olá, que tal um orçamento sem custo? Me informe seu email e telefone para iniciarmos uma conversa sem compromisso :)

VOCÊ FEZ A MELHOR ESCOLHA!

Você já vai conhecer o TMS que
Transforma sua gestão de transporte.

As informações de acesso ao teste grátis do sistema TMS Brudam serão enviadas para o seu e-mail.

Você pode ir ainda mais longe se continuar com a gente!

Além de aproveitar nosso teste grátis, você pode continuar avançando na sua gestão de transportadora se conferir os nossos conteúdos sobre tecnologia, gestão e mais: