A exportação é uma dos principais ativos do e-commerce.
Se você trabalha com e-commerce, isso pode ser a base para expandir seus negócios e iniciar a exportar.
Disso você já sabe… Mas a verdadeira dúvida é:
POR QUE EXPORTAR?
Porque as vantagens de exportar são muitas, mas antes é necessário realizar uma ótima pesquisa de mercado. Depois disso, você poderá analisar o que fica melhor para sua empresa.
Dessa maneira vai possibilitar muitos ganhos, como diminuir os riscos econômicos, aumento de produção e venda, poder focar em melhoria para manter uma boa qualidade e muito mais, isso fortalecerá a imagem da sua empresa.
Enfim, vamos para as dicas!
#1 RELACIONAMENTO
Para os negócios é importante pesquisar e analisar novos parceiros, representantes e fornecedores.
Além de ser uma ótima maneira de divulgar sua marca, acaba melhorando muito o relacionamento comercial. É essencial para planejar as estratégias com melhores estimativas, economizando tempo e dinheiro.
Vale destacar que é uma ótima oportunidade para conhecer a cultura e os hábitos locais.
#2 TERMOS TÉCNICOS
Como em qualquer área, você deve ficar atento aos termos técnicos. Mas quando se trata de território internacional, o cuidado deve ser muito maior.
O Sistema Integrado do Comércio Exterior (SISCOMEX) – portal do Governo Federal, disponibiliza acesso à um glossário com alguns termos e siglas que podem te ajudar!
Também é possível verificar os termos internacionais do comércio, na Resolução CAMEX nº16/2020, na Câmara de Comércio Exterior do Ministério da Economia.
#3 COMÉRCIO INTERNACIONAL
Caso tenha olhado os termos internacionais da CAMEX, você pode ter ficado em dúvida sobre o que é Incoterms, um conhecimento imprescindível para quem trabalha com exportação.
São regulamentações de direitos e obrigações, com termos internacionais de comércio, contendo itens práticos utilizados em contratos de compra e venda.
Visto que tem como objetivo dar clareza entre o comprador e o vendedor, se torna mais garantido para evitar equívocos e destacar a responsabilidade sobre as mercadorias.
#4 CONHECIMENTO FINANCEIRO
Estar atento ao comércio não é o suficiente. O ideal é inserir no planejamento uma pesquisa e análise, para identificar os melhores procedimentos financeiros.
Você precisa entender como são as cobranças, formas de pagamento, estornos e outros, de acordo com cada região. Isso garante mais segurança para a sua operação.
Muitas vezes até mesmo a maneira de negociar é diferente, em reuniões entre estados brasileiros já percebemos diferenças nos costumes. Então imagine entre países…
#5 CONHECIMENTOS GERAIS
Além de todo conhecimento técnico e administrativo, não se pode deixar de lado a cultura. Desde temperatura à infraestrutura, tudo muda de local para local.
Do mesmo modo em reuniões de negócios, é necessário conhecer os costumes dos seus clientes. Dessa maneira, você reduz os riscos e aumenta a garantia do sucesso.
Antes de tudo, é recomendado estudar a linguagem, vestimentas, alimentação, humor, gírias, costumes de higiene e gestos. Caso não saiba, um simples sinal de positivo pode ser algo obsceno para algumas regiões.
#6 LEGISLAÇÃO
Por fim, mas não menos importante… A legislação.
Quando começar a pesquisar sobre a legislação para exportação, você perceberá que licenças e documentos são necessários, além de algumas exigências para registro e segurança.
Assim como as instruções sobre a moeda e as embalagens, tudo exige muita dedicação.
Embora pareça dificil, tudo é tem grande importância e necessidade, para garantir proteção em todas as partes e lados do processo e contrato.
Algumas leis e normas têm atualizações anuais e outras não. Ou seja, é bom se manter sempre ligado!
Agora me conta, você está pensando em expandir seus negócios? Já exportou alguma vez?
Comenta aqui embaixo suas experiências ou dúvidas!