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Carteira de motorista para caminhoneiro nos EUA

CDL – Commercial driver’s license

Que tal trabalhar como motorista de caminhões nos Estados Unidos?

Antes de mais nada existem regras e etapas.

Ou seja, nada de novidade até então, a regra básica é Inglês ou Espanhol fluente.

O DMV department of motor vehicles (departamento de veículos automotores) exige permissão de trabalho para dar início ao processo de aquisição da CDL .

Logo que tenha sua permissão de trabalho em mãos, o candidato segue para uma das unidades da DMV e inicia os testes teóricos.

Existem três testes: conhecimentos gerais, combinação de veículos e freios a ar.

Contudo, estes testes seguem uma ordem, ele só passa para o próximo se acertar 40/50 questões em conhecimento gerais, 22/30 em combinação de veículos e 15/20 em freios a ar.

Caso o candidato rode em algum dos testes, pode voltar até mesmo no próximo dia pagar uma taxa de US$10 e seguir para os testes, ao passar em todos os testes teóricos, o candidato obtém sua permissão de matrícula em uma auto escola de caminhões.

Para sua matrícula é exigido um exame médico básico, que pode ser feito em uma farmácia, custa em torno de US$100.

E segue para matricula no curso, custo de um curso para motoristas varia de US$1.500,00 à US$4.000,00.

O candidato estuda na seguinte ordem, “Pre trip inspection” cabine, quinta roda, e então a prática.

Pre trip inspection

O candidato precisa conhecer basicamente todas as peças e componentes de um caminhão, ele deve estudar nomes de itens como luzes, pneus, motor, componentes, eixos, carroceria, cabine, quinta roda, laterais etc…

Contudo, qualquer um destes assuntos pode cair na prova, candidatos, prestam três testes: cabine, quinta roda e um teste aleatório.

Em primeiro lugar o teste aleatório, a única forma de se preparar para ele, é realmente conhecer tudo sobre o caminhão e mecânica.

Neste memento o instrutor anuncia qual será o teste aleatório, que pode ser em todo o caminhão, só na frente, na lateral ou traseira, realmente não existe como prever.

O candidato deve analisar a parte indicada do caminhão e descrever por algumas palavras chave, identificar problemas em metais, borrachas e mangueiras.

Aprender sobre o que cada componente faz e como deve funcionar, inclusive adesivos refletivos e informativos.

Cabine

O teste na cabine consiste em explicar na prática sobre o painel, conjunto de navegação e botões.

Teste de freios, freio pedal, freio do cavalo mecânico e carreta, ainda teste de espelhos, sinalização de luzes e cintos de segurança, outra vez o candidato deve convencer o instrutor de que conhece tudo sobre eles.

É fatal apresentar triângulo e extintor.

Existem aqui em torno de 30 itens a serem avaliados, inclusive partida correta do veiculo.

Todos estes passos são estudados inúmeras vezes durante a aula de direção.

Enfim, passando por mais este teste o candidato vai ao terceiro.

Quinta roda

O equipamento fica no cavalo mecânico, ele facilita o processo de acoplamento e desacoplamento da carreta.

Sua principal função é garantir segurança ao conjunto, aplicando mobilidade e funcionalidade.

O candidato deve realizar inspeção nas mangueiras hidráulicas do cavalo mecânico à carreta, bem como cabos elétricos e conexões.

Identificar vazamentos, parafusos frouxos ou faltando se houver.

O mesmo na quinta roda, inspecionar se não existem parafusos faltando ou frouxos, os pinos de trava, cremalheira, o cabo de acionamento ou mangueira hidráulica se houver.

Avaliar ferrugem e possíveis trincas na base e no equipamento e braço de trava, se a carreta estiver acoplada, ele deve estar na posição “travado”.

Deve estar devidamente engraxada, sem folgas ou quebras nas garras de engate, avaliar a distância entre a base do cavalo mecânico e base de apoio da carreta.

Direção prática

Antes de sair para a etapa do teste de direção nas ruas, há três testes de manobra.

Straight back (Em frente e para trás):

Consiste em andar com o caminhão em linha reta, para frente e para trás, mantendo a direção de acordo com pista de testes.

Offset (Mudar de vaga paralela e estacionar a ré):

Ou seja, partir com o caminhão em marcha a ré, mudar de faixa e estacionar na vaga ao lado.

Alley dock (realizar uma manobra em forma de “L” para frente):

Consiste em partir com o caminhão andando para frente e realizar uma manobra em forma de “L”.

Direção na via pública

Última etapa do teste, dirigir por ruas da cidade, durante esta prática, o candidato vai converter à direita e esquerda algumas vezes.

Atenção redobrada, um simple toque do pneu no meio fio reprova o candidato.

O uso dos espelhos, tal qual sinalização do veículo, mudança de faixa e reconhecimento das placas da via pesam tanto quanto o PTI.

Um passeio de mais ou menos 10km é o suficiente para esta avaliação.

Retornando ao pátio de provas, com todos os testes realizados e média satisfatória atingida, o candidato está apto a enfim pegar sua CDL.

Se o teste for terminado em horário comercial, volta ao escritório da DMV com US$75 e retira sua carteira no mesmo dia.

CDL e classes

As classes de CDL são “A”, “B” e “C”.

“A” é primeira por assim dizer, ela autoriza motoristas a conduzirem Caminhões com reboques de peso superior a 26001 lbs (11.794 kg) sem carga.

“B”, motoristas que vão dirigir veículos “retos”, ônibus, ônibus articulados e caminhões combinados de peso superior a 26001 lbs precisam desta carteira..

“C”, Para dirigir um veículo que não se enquadre nas categorias “A” nem “B”, com 16 passageiros ou mais e carga bruta inferior a 26001.

Existem ainda os endossos, são 8 representados por letras, servem para identificar transportes específicos como produtos perigosos, bobinas de metal etc..

Similarmente aos endossos existem restrições representadas por letras, são 13 no total.

Tanto restrições quanto endossos são identificados pelo DMV, logo não se preocupe com esta questão.

Com a carteira em mãos o candidato já está apto a trabalhar, contudo a empresa contratante vai exigir exame toxicológico.

Ressalto agora que este artigo é exclusivamente baseado no processo de adquirir uma CDL, não listamos valores de permissão de trabalho, tão pouco visto e taxas de permanência.

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