A logística é parte fundamental para o sucesso de um negócio.
Afinal, não adiantaria oferecer ao cliente um produto de qualidade se ele demora a chegar e, quando isso acontece, vem com avarias causadas durante o deslocamento, por exemplo.
A experiência do consumidor depende que esse processo ocorra de forma eficiente. Por parte da empresa, o problema geralmente está ligado aos custos e dificuldade de encontrar transportadoras de confiança, que consigam honrar os prazos e ainda oferecer preços competitivos.
Se você está justamente nessa situação, veja as dicas que separamos para ajudá-lo a encontrar o parceiro ideal para realizar suas entregas!
Pensando nisso, a Brudam disponibiliza as transportadoras que possuem o sistema Brudam e que querem oferecer os seus serviços em uma listagem separada por região e estados.
O que deve ser considerado ao escolher?
COBERTURA
A primeira coisa a se notar ao escolher um parceiro de entrega é a região em que ele opera.
Hoje, como as compras podem ser feitas pela Internet, não existem mais restrições geográficas, o que facilita para pessoas de todo o país comprarem mercadorias de empresas localizadas em outros estados.
Portanto, é importante encontrar uma transportadora com cobertura de pontos de distribuição estratégicos que possibilitem o envio da mercadoria para qualquer lugar sem se preocupar com o prazo de entrega.
TECNOLOGIA
As inovações tecnológicas estão mudando a logística porque otimizam as operações e agilizam os processos.
Por isso, sempre dê prioridade a quem utiliza o sistema para acompanhar o andamento das entregas em tempo real, acompanhar a carga, etc.
Esses itens são importantes não só para você, fornecedor, mas também para o cliente, pois eles gostam de saber o status do pedido para saber quando ele chega à sua porta.
FROTA
Outro ponto importante a se considerar é a frota utilizada pela empresa. Lembre-se de verificar se ela pode transportar o seu produto.
Antes de assinar um contrato, avalie a quantidade de veículos disponíveis em todas as rotas anunciadas pelo fabricante e confirme se eles estão prontos para atender todas as necessidades.
Além disso, certifique-se de verificar as informações sobre o próprio caminhão (como a condição) para evitar acidentes durante o transporte.
Quando se encontram em um estado operacional insatisfatório, há o risco de atraso se sua carga for danificada, em um acidente ou for parada pela polícia por não poder se mover.
GERENCIAMENTO DE RISCOS
Este é um fator importante que não pode ser ignorado, pois qualquer pessoa pode sofrer um acidente na estrada.
Portanto, preste atenção se a empresa tem investido na segurança da carga e do motorista, como medidas antifurto, e minimizado a chance de problemas no transporte do produto.
Se escolherem um terceiro, pedirão mais informações sobre a empresa para garantir que todos os procedimentos sejam seguidos.
CERTIFICAÇÕES
Embora não seja um requisito para a contratação de uma transportadora, a certificação é uma forma de saber que você está disposto a melhorar continuamente seus métodos de trabalho para alcançar a satisfação do cliente.
Por exemplo, a ISO 9001 não garante que a empresa não irá falhar durante o transporte, mas pode garantir que os padrões técnicos exigidos sejam atendidos e auditados para demonstrar que esses requisitos são atendidos.
REPUTAÇÃO
Antes de contratar, lembre-se de verificar a opinião de outros clientes sobre a organização.
Hoje, é muito fácil obter essas informações na Internet.
Reúna-se com outras empresas que contrataram os serviços do parceiro para ver o que eles comentaram e peça referências.