Certamente você já sabe a importância que o seu usuário e senha tem no momento da geração de oportunidades de negócio em seu sistema Brudam. Porém, não basta que sejam fácil de decorar. Essa informação precisa ser segura, o que requer ações como a autenticação de dois fatores.
Afinal, se todas as informações da empresa, tais como cotações, CT-e emitido, fluxo de caixa, tabela de frete, caírem em mãos erradas, os problemas e prejuízos poderão ser enormes.
Por isso, preparamos este post, que vai abordar os seguintes tópicos:
- O que é autenticação de dois fatores?
- Quais são os tipos de autenticação de dois fatores?
- Como habilitar esse recurso no sistema Brudam?
Vamos em frente?
O que é autenticação de dois fatores?
Entende-se por autenticação de dois fatores o recurso que impede o acesso a contas comprometidas, reforçando, assim, a sua segurança digital.
O processo funciona da seguinte forma: após fazer login em um site ou sistema, uma segunda camada de verificação é executada para confirmar a identidade do usuário. Geralmente, isso requer que um código temporário seja inserido para prosseguir com o acesso.
Logo, empresas têm utilizado a autenticação de dois fatores para proteger seus sites de acessos indevidos. Assim, mesmo que alguém obtenha seu nome de usuário e senha, isso não será suficiente para entrar na sua conta, pois o código temporário é enviado a um meio que somente o usuário pode acessar.
Quais são os tipos de autenticação de dois fatores?
Existem duas formas de fazer a autenticação de dois fatores, e vou mostrar agora os principais.
SMS e email
Esses meios são os mais tradicionais, razão pela qual a maioria das pessoas opta por eles, sobretudo por serem canais mais usados no Marketing Digital.
Funciona da seguinte maneira: um código de acesso é enviado por email ou SMS para que o usuário possa inseri-lo e fazer o login.
Como funciona?
Nesse primeiro momento você será avisado ao logar no sistema.
Nosso algoritmo está preparado para validar as informações de cada usuário num intervalo a cada 6 meses.
Sendo assim, fique tranquilo se não aparecer esta tela para você
1ª etapa
Nessa primeira etapa você deve preencher o formulário com o seu e-mail, celular, pergunta secreta e a resposta. Para que assim possamos iniciar a validação.
2ª etapa
Nesta segunda etapa, será enviado um código por SMS para que você possa validar o seu acesso.
Você também pode validar depois esta autenticação, para que assim você possa efetuar a validação na próxima vez que você efetuar login.
3ª etapa
Nesta terceira e última etapa, você irá inserir o código que você recebeu em seu e-mail. Para que assim você possa concluir sua autenticação de dois fatores.
Lembrando que você consegue enviar um novo código para o seu e-mail sempre que precisar.
Pronto!
Agora o seu login está protegido com a autenticação de dois fatores.
Para essa e outras dicas, acesse o nosso blog e fique por dentro de todas as novidades.