A tecnologia sempre fez parte da “alma” da logística. Na eterna busca por eficiência, rapidez nas entregas e redução de custos, vemos muitas atualizações na gestão de transportes, com novidades cada vez mais impressionantes.
E hoje, com as transformações da Indústria 4.0, temos as ferramentas necessárias para enfrentar os principais desafios e melhorar o setor de logística. Por isso, é hora de dar um passo mais longo na direção da logística do futuro.
Já temos a tecnologia para entregas mais sustentáveis e com menores custos, com a logística verde e a logística reversa.
Somos capazes de entregar mercadorias com muito mais velocidade e controle, com sistemas para transportadoras e automação.
E também já temos as ferramentas necessárias para realizar toda a gestão de transportes com o máximo de eficiência, o mínimo de custos e os melhores resultados — seja com a tecnologia para o transporte rodoviário ou mesmo na logística de cargas aéreas.
Por isso, neste texto vamos explorar todas essas possibilidades da logística do futuro, para que você possa acompanhar as principais tendências e levar sua gestão de transportes ao próximo nível.
Gestão de transportes data driven
Aplicativos mobile para gerenciar a logística do futuro na palma da mão
Entrega antecipada de mercadorias
Otimização da logística reversa na gestão de transportes
Soluções last mile para completar a entrega com sucesso
Logística verde na entrega de mercadorias
Otimização no relacionamento com o cliente
Automação na entrega de mercadorias
Tecnologia na gestão comercial e financeira em empresas de logística
Logística otimizada com sistema TMS
Gestão de transportes data driven
Você já ouviu falar sobre a gestão de transportes data driven? Na prática, ela é uma gestão logística que se baseia em dados para garantir tomadas de decisões muito mais certeiras.
Para isso, essa prática envolve recolher relatórios de seus processos, informações das entregas, gastos de cada viagem, peso e volumes transportados, melhores rotas, receitas recebidas, custos com frete, impostos, seguros, e muito mais.
Com todas essas informações em mãos, o gestor é capaz de organizar a logística com muito mais foco em eficiência, agilidade nas entregas e redução de custos.
É uma gestão inteligente, que ganha ainda mais potencial quando está integrada a um sistema para transportadora com processamento de dados avançado e relatórios completos sempre na palma da mão.
Aplicativos mobile para gerenciar a logística do futuro na palma da mão
A revolução dos smartphones transformou o mundo. Desde a organização do seu dia a dia pessoal até a gestão das maiores empresas: quase todos os setores podem ser geridos na palma da mão, em um pequeno celular com grande poder computacional.
Na logística de transportes, isso dá maior mobilidade para o gestor, além de muito mais controle na entrega de mercadorias.
Com um aplicativo adequado, por exemplo, o motorista pode realizar em tempo real as atualizações de coleta e entrega, deixando o processo organizado e fácil de acompanhar para gestores e clientes.
Esse é um grande passo para a logística do futuro. Com a gestão mobile, seus resultados serão muito maiores.
Entrega antecipada de mercadorias
Entregas mais rápidas são um dos principais objetivos de uma transportadora. Afinal, elas ajudam a fidelizar clientes e ainda otimizam o processo, aumentando os ganhos e reduzindo os custos em cada envio.
Uma técnica que está chamando a atenção nesse sentido é a entrega antecipada. Ela envolve a retirada do produto do estoque antes mesmo de o consumidor fechar sua compra.
Essa ideia é um destaque da logística do futuro e tem o potencial de aumentar muito a velocidade de entregas. No entanto, para funcionar, ela depende de uma gestão de transportes data driven — afinal, o envio das mercadorias vai depender muito de dados, de relatórios e de um algoritmo que calcule a probabilidade de compra.
Esse algoritmo precisa organizar informações como o tempo que o cliente fica na página de um produto, o número de vezes que ele volta para ver o mesmo item, o histórico de pesquisas e compras dele, além da taxa de abandono de carrinho.
É claro que essa tecnologia é avançada e pode parecer muito distante. No entanto, com os avanços do Big Data, ela pode começar a fazer a diferença em breve, ajudando sua empresa a ter uma logística do futuro.
Otimização da logística reversa na gestão de transportes
A logística reversa não é uma novidade em empresas de entregas. No entanto, ela vem se tornando muito importante, tanto para a devolução de mercadorias quanto para o retorno de embalagens, resíduos e outros materiais — uma estratégia focada na sustentabilidade.
Nesse cenário, sua transportadora pode aproveitar a importância da logística reversa para aumentar seus rendimentos na logística do futuro.
Soluções last mile para completar a entrega com sucesso
Muitas vezes, a parte mais desafiadora na entrega de uma mercadoria é a última etapa: a chegada à casa do cliente. Essa etapa é chamada de last mile, ou “última milha” em português.
A dificuldade acontece porque muitas cidades têm restrições de tráfego e, mesmo quando não têm, podem apresentar um trânsito pesado e um processo mais desafiador para encerrar a entrega.
Para lidar com isso, sua transportadora pode contar com o trabalho terceirizado de uma empresa específica para entregas last mile. Outra opção é buscar estratégias específicas para otimizar essa entrega final.
Com o crescimento dos grandes centros e o aumento do delivery, as soluções para last mile serão muito importantes na logística do futuro.
Logística verde na entrega de mercadorias
A sustentabilidade é uma demanda cada vez maior na sociedade. Então, para garantir a responsabilidade social de sua empresa, cumprir todas as exigências e se destacar como uma transportadora ecologicamente correta, é preciso conhecer a logística verde.
Isso envolve usar embalagens recicláveis, reduzir desperdícios, usar rotas mais curtas para diminuir o consumo de combustível, ter recursos de redução de emissão de gases nos veículos, entre outras técnicas.
A logística verde é fundamental para o futuro, então busque soluções para garantir que sua empresa acompanhe essa tendência.
Otimização no relacionamento com o cliente
Com o crescimento da internet, hoje estamos em um mundo conectado, com clientes muito mais exigentes, que esperam um atendimento rápido e humanizado — e que podem usar as redes para elogiar, mas também para difamar sua empresa.
Por isso, invista na experiência do seu cliente e na fidelização. Ofereça um atendimento humanizado sempre que possível e disponibilize um portal do cliente com informações completas e seguras sobre as entregas. Contar com um sistema de gerenciamento de transportes (TMS) é uma ótima opção para ajudar com isso.
Automação na entrega de mercadorias
Atualmente, cada vez mais empresas estão investindo em opções de automação para suas entregas. Elas podem reduzir custos, além de aumentar a eficiência da equipe e a satisfação dos clientes.
Em entregas a curta distância, os drones podem ser uma opção interessante — principalmente porque as pequenas aeronaves já estão se tornando mais acessíveis, ao mesmo tempo em que sua autonomia de voo e sua capacidade de carga aumentam. É uma excelente ideia para lidar com os problemas de mobilidade em grandes centros.
Outra opção para a logística do futuro são os caminhões autônomos. Essa tecnologia vem se desenvolvendo com intensidade e pode oferecer mais segurança para as entregas, além de redução de custos.
Por fim, a automação na gestão também precisa ser levada em conta. Com um sistema de gestão para transportadoras, você pode contar com monitoramento dos veículos, rastreamento das entregas, criação de relatórios e muito mais. Isso vale, inclusive, para otimizar o transporte aéreo.
Tecnologia na gestão comercial e financeira em empresas de logística
A logística do futuro exige eficiência não apenas nas entregas, mas também na gestão empresarial, e isso envolve, principalmente, a parte comercial e financeira das empresas.
Na gestão comercial, é fundamental ser capaz de fazer cotações, tabelas de frete, controle de visitas, fechamento de comissões e relatórios e muito mais. Tudo isso com eficiência e precisão.
Já na gestão financeira, sua empresa precisa ter controle total das contas a pagar, com previsão das dívidas. Além disso, é essencial acompanhar o fluxo de caixa e relatórios — tudo para prever receitas e custos, com foco em otimizar sua saúde financeira.
E lembre-se: na logística do futuro, não há mais como fazer todo esse controle em planilhas ou no papel. Contar com um sistema que ofereça a gestão de forma automatizada já é uma obrigação.
Logística otimizada com sistema TMS
Como pudemos ver até agora, uma das ferramentas centrais para a logística do futuro é o Sistema de Gerenciamento de Transporte (TMS). Com ela, o gestor pode ter:
- Relatórios acessíveis, centralizados e completos para uma gestão data driven;
- Aplicativos mobile para potencializar o controle das entregas de mercadorias;
- Otimização de toda a logística, desde a entrega até a logística reversa;
- Melhorias no relacionamento com clientes;
- Gestão completa de estoque;
- Gerenciamento da equipe de colaboradores;
- Automação de processos;
- Otimização da questão fiscal, com gestão dos documentos necessários no transporte de cargas.
Esses são apenas alguns dos exemplos da importância de um TMS na logística do futuro. Mas também é importante saber escolher o Sistema de Gerenciamento de Transporte certo.
Para te ajudar nessa decisão, preparamos um eBook sobre a função do TMS em entregas aéreas ou rodoviárias. Confira: