O termo transportadora digital surgiu em resposta às necessidades do mercado em diminuir custos, aumentar a eficiência, manter qualidade nas manutenções e busca por uma cadeia de suprimentos mais curta.
O aumento na demanda por e-commerce e omnichannel fez com que as empresas e o setor logístico se vissem obrigados a encontrar estratégias inovadoras de negócio.
Dessa forma, é fundamental entender como os hábitos de consumo mudaram a maneira como os setores devem funcionar, se adequando aos desejos e necessidades dos consumidores.
Porém, acompanhar as tendências e adotar mudanças em simultâneo, pode ser uma tarefa complicada para as transportadoras que desejam adicionar mais tecnologia em seus serviços.
Então, reunimos algumas definições e direções para auxiliar no processo de transformação digital das transportadoras tradicionais. Continue a leitura e garanta o desenvolvimento do seu negócio:
O que é uma transportadora digital?
O que difere uma transportadora digital de uma transportadora comum?
Como funciona uma transportadora digital?
Quais são os benefícios de uma transportadora digital?
Como se tornar uma transportadora digital?
O que é uma transportadora digital?
De acordo com a Pesquisa Visão Gestão de Fretes Brasil 2017, alguns dos grandes problemas enfrentados pelas empresas, indústrias e comércios são a falta de prazos estabelecidos, oscilação na qualidade dos serviços e falta de informações sobre o posicionamento de carga.
Por meio de transportadoras digitais e tecnologia, estes processos ficam mais ágeis e otimizados. Dessa forma, reduz o custo e tempo necessário para cada operação.
Além disso, permite que as empresas entreguem inteligência nos processos logísticos, serviços de alta qualidade, atendimento personalizado e aumento na eficiência das operações.
O avanço da internet promoveu uma relação mais estreita entre consumidores e empresas e, dessa forma, contribuiu para o surgimento de novas demandas para o setor logístico.
Leia mais: CT-e 3.0: garanta um transporte de cargas eficiente | Brudam
Logo, implementar operações de forma ágil, enquanto se oferece um atendimento eficiente, pode permitir um relacionamento mais consistente com os consumidores.
Agora que você entendeu sobre a definição de transportadoras digitais e como elas surgiram, vamos conferir qual a diferença delas em relação às transportadoras tradicionais:
O que difere uma transportadora digital de uma transportadora comum?
Sabemos como as transportadoras digitais podem otimizar as operações e promover maior satisfação dos clientes.
Mas automatizar os processos logísticos pode garantir outros benefícios, como:
Tecnologia
As transportadoras digitais possuem as evoluções tecnológicas como ponto principal em suas operações, utilizando ferramentas digitais para aumentar o resultado em suas operações.
Leia também: GRIS: Entenda para que serve e quando aplicar. – Brudam
Por outro lado, as transportadoras tradicionais, muitas vezes, não utilizam sistemas ou outras facilidades digitais que podem promover o desenvolvimento da empresa.
Contato
Geralmente, nas transportadoras tradicionais a interação com os consumidores se dá por meio de telefone, e-mails ou pessoalmente, que podem gerar atrasos ou indisponibilidades.
Por outro lado, as transportadoras digitais utilizam de plataformas digitais, como aplicativos, para registrar todo o processo em tempo real, melhorando o fluxo de comunicação.
Contratação do frete
Para contratar frete com transportadoras tradicionais é preciso entrar em contato para saber se há disponibilidade e aguardar a cotação. Esse processo pode ser demorado e aumenta as chances de gerar clientes insatisfeitos.
Porém, com a transportadora digital essa etapa se torna simples. Basta solicitar a contratação pela plataforma tecnológica, diminuindo o tempo de resposta e custos, pois a empresa conta com diversos motoristas conectados.
Gerenciamento das operações
O gerenciamento de operações em transportadoras tradicionais nem sempre pode ser realizado em simultâneo, considerando que podem ser contratados separadamente.
Embora a empresa possa oferecer um painel de monitoramento entre suas funções, geralmente, ele precisa ser preenchido manualmente, um processo que leva tempo e é passível de erros.
Leia também: Documentos fiscais no transporte de carga: guia prático | Brudam
As transportadoras digitais centralizam os fretes contratados, disponibilizando-os em tempo real. Assim, pode-se planejar e gerenciar todas as cargas com agilidade e eficiência.
Rastreamento
Esse é um elemento muito importante para a satisfação dos clientes. Porém, nem sempre as transportadoras tradicionais conseguem oferecer um sistema de rastreamento.
No entanto, as transportadoras digitais contam com sistemas de notificação e GPS em todos os veículos. Dessa forma, garantem confiança e conforto aos clientes que poderão rastrear suas cargas quando quiserem.
Por fim, podemos concluir que os processos digitais são mais transparentes, ágeis e eficientes contribuindo para menores custos e melhora no relacionamento com os consumidores.
Leia mais: Logística de transporte: principais desafios do setor | Brudam
A implementação de transportadoras digitais permite que a equipe passe mais tempo com as estratégias da empresa e menos com questões operacionais.
Após compreender as diferenças entre transportadoras tradicionais e digitais, vamos entender como a tecnologia pode otimizar e agilizar as operações neste setor.
Como funciona uma transportadora digital?
Primeiro, a transportadora digital organiza um tipo de frota virtual formada por condutores de transportes de todo o país. Dessa forma, garante uma grande quantidade de motoristas e aumenta a eficiência das entregas.
Porém, é preciso identificar os motoristas adequados, que estejam nas exigências estabelecidas e possam garantir uma boa experiência ao consumidor.
Logo, as transportadoras divulgam os valores dos fretes e os motoristas recebem uma notificação com todos os dados disponíveis sobre a carga, diretamente em seus celulares.
Leia mais: 6 dicas para fidelizar e adquirir clientes em transportadoras | Brudam
Após a contratação do frete, o software de rastreamento permite monitorar o percurso percorrido pela mercadoria. Além disso, o sistema permite avaliar o serviço realizado pelos motoristas e acesso às avaliações realizadas pelos consumidores.
Então, o sistema permite que estes dados sejam acessados por qualquer colaborador da empresa, que esteja permitido e possua as informações de acesso, o que simplifica e agiliza a comunicação entre o setor.
Quais são os benefícios de uma transportadora digital?
Entre os benefícios propiciados pelo uso da tecnologia no setor de logística, estão o aumento da eficiência e qualidade dos serviços prestados. No entanto, há uma série de vantagens que fazem essa estratégia diferenciar as empresas no mercado.
O acesso a informações em tempo real permite que a entrega das cargas seja mais simples e confiável. Dessa forma, pode-se acompanhar o percurso, possíveis ocorrências de entrega, posicionamento da carga e alterações de rota.
Leia mais: 10 dicas para mais rentabilidade financeira na transportadora | Brudam
Além disso, os processos automatizados minimizam o número de erros e tornam as operações mais seguras e precisas. A otimização das práticas de logística leva a uma vantagem competitiva para as transportadoras digitais.
A transportadora digital permite a redução do processo manual, maior variedade nas alternativas de entrega e integração dos processos. Logo, torna as operações mais rápidas, minimiza os riscos e prejuízos e aumenta a agilidade para colaboradores e consumidores.
Outras vantagens geradas pela digitalização das transportadoras são:
- Menores custos de frete: a modernização dos processos logísticos permite diminuir os custos e as despesas.
- Eficiência e produtividade nas equipes: equipes menores, porém com produtividade mantida e operações mais dinâmicas.
- Tecnologias mobile e software específicos: entre os sistemas disponíveis estão a radiofrequência, para maior controle em relação a cada carro, e o TMS, sistema de gerenciamento de transporte.
- Qualidade da cadeira de transporte: processos ficam mais claros e interativos, aumentando a qualidade e confiabilidade.
- Maior visibilidade: permite que todos os envolvidos monitorem em tempo real as operações.
Como se tornar uma transportadora digital?
Para se tornar uma transportadora digital, deve-se realizar uma pesquisa profunda sobre as empresas, software e informações, incluindo custos de viagem, funcionamento dos sistemas e soluções oferecidas.
Leia mais: Relacionamento com o cliente em transportadoras: como um sistema TMS pode melhorar isso?
Embora possa parecer um processo rápido e simples, ele requer tempo, planejamento e dedicação.
Dessa forma, é importante estar ciente de todas as necessidades da sua empresa e das funções essenciais que um software para transportadoras precisa ter.
Um trabalho automatizado e digital pode facilitar a rotina da sua empresa e aumentar os resultados das operações, mas é importante que os funcionários saibam utilizar o sistema.
Logo, encontrar um software TMS para transportadoras que seja intuitivo e responsivo é fundamental para garantir o desenvolvimento da empresa.
Além disso, confira outros elementos essenciais para transformar a sua empresa em uma transportadora digital:
- Investir em tecnologia
- Ter um bom atendimento online
- Fazer parceria com lojas virtuais
- Oferecer treinamento para a equipe
- Valorizar a comunicação com os consumidores
Como você pôde perceber, a tecnologia está cada vez mais presente, auxiliando na otimização de operações, minimização de riscos e aprofundando as relações entre empresas e clientes.
Ao conhecer todos os benefícios proporcionados pela transportadora digital, não há motivos para não investir nessa estratégia.
Então, além de aplicar as informações que acabou de ler, você deve conhecer um sistema de gestão para transportadoras que pode lhe ajudar nessa evolução.
Quer aproveitar as vantagens de uma transportadora digital? Então conheça a Brudam e leve mais tecnologia para o seu público: