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Relacionamento com o cliente em transportadoras: como um sistema TMS pode melhorar isso? 

Como melhorar o relacionamento com cliente em transportadoras | Brudam

Encantar seu público alvo e atraí-lo para sua empresa pode ser um tanto custoso, sendo assim, deve-se procurar manter um bom relacionamento com o cliente e melhorá-lo, já que a fidelização ainda é bem mais barata do que a atração e pode levar muitos benefícios.

É claro que dentro do setor de transporte de cargas isso não seria diferente, porém, acredito que seja ainda mais necessário, pois qualquer erro no procedimento pode resultar em você e seu cliente perdendo dinheiro.

Dessa maneira, o que muitas empresas ainda não sabem é do potencial de um Sistema TMS em melhorar o relacionamento com o cliente de uma transportadora. Seja pela otimização de processos e outras de suas funcionalidades que dão mais qualidade ao serviço prestado. 

Portanto, para te ajudar a aumentar suas taxas de fidelização de clientes, separamos ao longo deste texto tudo o que um Software TMS pode fazer para melhorar o relacionamento com os clientes de sua transportadora. 

Portal do cliente para aprofundar o relacionamento com o cliente
Ajuda a cumprir o prazo de entrega
Mantém a qualidade e segurança dos produtos transportados
Rastreio de entregas e o relacionamento com o cliente
Roteirização na otimização dos prazos de entrega
SAC para melhorar o relacionamento com o cliente
Monitoramento do relacionamento com o cliente por um Software TMS

Portal do cliente no Sistema TMS para aprofundar o relacionamento com o cliente

Dando a possibilidade de ter acesso às informações em tempo real e ainda podendo contar com o autoatendimento, um portal do cliente diminui o tempo de espera para muitas soluções que passam a ficar ao alcance do próprio cliente. 

O  portal do cliente em um Sistema TMS aproxima mais seu público de suas operações logísticas, o que por consequência melhora a qualidade dos serviços e do relacionamento entre a transportadora e o cliente em si. 

Além disso, um portal de qualidade em um Sistema TMS pode ajudar a melhorar o relacionamento com o cliente por meio de:

  • Controle total: por meio de um dashboard, há uma possibilidade do cliente ter acesso a uma visão geral de todas as operações, encontrando detalhes como de entrada de produtos, saída de produtos, quantidade de pedidos, pedidos aguardando carregamento e muito mais.
  • Métricas detalhadas: por meio de um conjunto de informações, muitas métricas podem ser disponibilizadas, dando assim uma poderosa ferramenta estratégica nas mãos dos clientes. 
  • Acompanhamento de estoque: por meio dos Sistemas TMS que apresentam portal do cliente, seu cliente pode ter uma visão ampla e completa dos produtos em estoque. 

Ler mais: 10 tendências da logística do futuro para a gestão de transportes

Ajuda a cumprir o prazo de entrega 

Quando falamos da experiência do cliente na empresa, o prazo de entrega deve possuir uma importância relevante dentro da transportadora. Não investir em medidas necessárias para garantir isso pode fazer com que você perca muitos de seus clientes, principalmente já que quem define esse prazo é a própria empresa. 

Como melhorar o relacionamento com cliente em transportadoras | Brudam

Portanto, procure sempre melhorar dentro dessa área, e nada melhor do que um Sistema TMS para melhorar esse processo e consequentemente sua relação com seus clientes já que além de otimizar o processo de entrega em si, ele permite o monitoramento de informações relacionadas a: 

  • Rotas
  • Fretes
  • Rastreamento
  • Desempenho de condutores 

Dessa maneira, um transporte de qualidade e pontual nas entregas se torna referência no meio, passando a não só fidelizar seus clientes, mas a atrair novos também.

Mantém a qualidade e segurança dos produtos transportados 

Outro ponto importante que pode botar tudo a perder em seu relacionamento com seus clientes é a falta de segurança e o estrago dos produtos transportados. Mas afinal, como um Software TMS pode ajudar nesse aspecto?

Como melhorar o relacionamento com cliente em transportadoras | Brudam

Bom, o monitoramento da frota é um bom exemplo, em que permite que você monitore em tempo real sua frota de veículos, enviando comandos e automatizando funcionalidades no sistema por meio de macros ou cerca de cobertura. 

Por meio dessa funcionalidade você também pode: 

  • Acompanhar a velocidade de sua frota
  • Contar com um histórico de macros enviadas e recebidas
  • Finalizar o manifesto vinculado a macro no fim da viagem (exemplo)

Além disso, outras funcionalidades como o serviço de Tracking AWB também podem dar uma maior sensação de segurança para os clientes, veja só: 

Ler mais: Tracking AWB: saiba o que é e como usar em sua gestão de transporte no rastreamento de cargas 

Rastreio de entregas e relacionamento com o cliente 

Se você transporta produtos que foram comercializados por meio do e-commerce, isso pode gerar uma certa ansiedade nos consumidores que querem receber suas compras o mais rápido possível.

Para solucionar isso e tornar o processo mais transparente ainda, ao contar com um Software TMS você também conta com o serviço de rastreamento em sua transportadora, permitindo que os clientes acompanhem cada etapa até a entrega. 

Como melhorar o relacionamento com cliente em transportadoras | Brudam

Além disso, esse tipo de serviço costuma dar uma sensação maior de segurança nas entregas, já que o consumidor pode acompanhar todas as etapas de transporte. 

Roteirização na otimização dos prazos de entrega

A roteirização, serviço que pode ser integrado em Sistemas de Gestão de Transporte, sendo fundamental para otimizar os percursos de entregas, ajudando principalmente a diminuir os gastos na transportadora. 

Porém, se usada de maneira correta, serviços como o da Rotimiza, integração do Sistema TMS Brudam que faz roteirização, permite que sua transportadora estabeleça um processo de entrega com um padrão organizado e eficaz de entregas

Como melhorar o relacionamento com cliente em transportadoras | Brudam

Por meio dela gera-se uma sequência otimizada das coletas e entregas a partir da criação da melhor rota possível dentro de critérios pré-determinados, para que assim, o serviço de transporte seja cumprido. Isso garante um número grande de entregas em um curto período de tempo e, portanto, diminuindo o tempo de entrega e melhorando o relacionamento com seus clientes

Ler mais: Por que escolher o TMS da Brudam? 

SAC para melhorar o relacionamento com o cliente

Manter um bom relacionamento com o cliente também não se trata apenas de oferecer os melhores serviços para ele, mas também em garantir um espaço para que ele seja ouvido e possa até mesmo reclamar em caso de devidos problemas nos processos

Um meio eficiente de se fazer isso é por meio de um SAC no Sistema TMS, com ele, seus clientes podem entrar em contato diretamente com sua transportadora para falar o que precisam.

Sendo assim, um Serviço de Atendimento ao Consumidor dá a devida segurança de que seus clientes podem contar com sua transportadora quando e onde quiserem.

Além disso, você também pode contar com soluções de inteligência artificial para melhorar ainda mais a comunicação, sem a necessidade de interação humana e contando com a digitalização da comunicação por meio de um serviço de autoatendimento. Por meio dele seu cliente também pode:

  • Rastrear encomenda
  • Fazer cotação
  • Simular cotação
  • Ver oportunidades em sua transportadora
  • Fazer reclamações
  • Emitir 2ª via do boleto
  • Encaminhar-se para chat de atendimento com humanos 

Monitoramento do relacionamento com o cliente por meio de um Software TMS

Sistemas TMS como o Brudam, além de permitirem que sua transportadora ofereça uma melhor qualidade em seus serviços, também dão a possibilidade que sua empresa monitore o relacionamento com seus clientes.

Isso tudo acontece por meio do CRM (Customer Relationship Management)  do TMS Brudam, em que você inclui novos relacionamentos com seus clientes preenchendo novas informações como:

  • Empresa
  • Tipo de relacionamento
  • Título
  • Contato na empresa
  • Vendedor que realizou a visita
  • KM inicial 
  • KM rodado
  • Data de visita
  • Hora de visita
  • Recado
  • Volumetria/Peso mensal do cliente 
  • Tipo de carga
  • Necessidade do cliente
  • Praças que atenderão o cliente
  • Concorrentes que atendem o cliente
  • Relato da visita
  • Finalidade da visita
  • E-mails de destino

Dessa maneira, além de você contar com um Software TMS completo e que garante um melhor relacionamento com seus clientes, você ainda é capaz de monitorá-los e avançar muito em suas estratégias de marketing e vendas.

Ler mais:  Marketing para transportadoras: como atrair mais clientes em sua gestão de transportes 

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