Prezado Cliente!
A nova versão do CT-e contem mudanças no layout, validações fiscais de todas empresas envolvidas entre outros, preparamos abaixo os principais motivos para reprovar o seu CTe.
Principais validações:
- Inscrição Estadual dos envolvidos;
- Ramo de atividade do tomador do frete;
- Grupo de informações da partilha do ICMS com a UF de fim da prestação;
- Destinatário consumidor final;
- Remetente e/ou destinatário contribuinte da UF;
- Obrigatoriedade da chave do CT-e para Subcontrato, Redespacho e Red. Intermediário;
Tipo de serviço inválido para o tomador informado
Se tomador do serviço for emitente de CT-e (verificar CNE), for contribuinte do ICMS (indIEToma=1) e
diferente do CNPJ Base do Remetente ou Destinatário: – Rejeitar se o tipo de serviço informado for Normal (tpServ=0).
Solução:
- Confirmar se o tomador é uma transportadora;
- Definir corretamente o campo “Codigo Fiscal na emissão de CT-e” no cadastro;
- Alterar o tipo do serviço para Redespacho, Red. Intermediário ou Subcontratado;
- Inserir o cliente como expedidor;
Grupo de informações da partilha com a UF de fim da prestação deve estar preenchido
Se Tipo do CT-e= 0 (Normal), 3 (Substituição) ou 1 (Complemento de Valores) na Operação interestadual com Tipo de Serviço Normal, Destinatário não contribuinte (tag IE do destinatário não informada) e Tomador diferente de remetente e não contribuinte (indIEToma=9) – Grupo de informações da partilha do ICMS com a UF de fim da prestação deve estar preenchido.
Solução:
- Verificar se o destinatário é contribuinte ou consumidor final;
- Marcar o campo “Consumidor Final” no cadastro do destinatário;
IE do destinatário não informada
Se IE Destinatário = “ISENTO” ou não informada Acessar Cadastro de Contribuinte da UF (*1) – Destinatário possui IE ativa na UF Excessão: A regra não deve ser aplicada quando Tomador informado em toma3 for o Destinatário (toma3=3) e indicador de tomador for igual a não contribuinte (indIEToma=9).
Solução:
- Consultar no Sintegra a Inscrição Estadual ativa e atualizar no cadastro do sistema;
- Definir corretamente o campo “Codigo Fiscal na emissão de CT-e” no cadastro;
Código da UF do Emitente difere da UF Autorizadora
Quando for emitida um CT-e ou MDF-e por um Emitente de um determinado Estado, e esse mesmo documento foi enviado para o Ambiente Autorizador de outro Estado, será retornado a rejeição “226 – Código da UF do Emitente diverge da UF autorizadora”.
Exemplo:
Foi emitido um CT-e por emitente do Estado do Rio de Janeiro e por um erro no Sistema Emissor, esse CT-e foi enviado para o Ambiente Autorizador da Sefaz de São Paulo. Nessa situação, o CT-e será rejeitado pelo motivo 226.
Solução:
- Alterar a minuta para a unidade que gerou o CT-e;
CFOP inválido, informar 5932 ou 6932
Quando for emitido um CT-e com Tipo (tpCTe) igual a “0” – CT-e Normal, “1” – CT-e de Complemento de Valores ou “2” – CT-e Substituto, com UF do emitente diferente da UF do início (UFIni) da prestação do serviço e esta, ainda for diferente de EX (exterior), e o CFOP não for CT-e igual a 5.932 ou 6.932, será retornado a rejeição ” CFOP inválido, informar 5932 ou 6932 “.
Exemplo:
O emitente do CT-e informou o CFOP igual a “5352”, Tipo do Serviço igual a “0 – Normal”, UF do início da prestação igual a “MG”, sendo que a sede da transportadora se encontra em “SP”. Como a operação do transporte se inicia fora da UF sede da transportadora, este CT-e será rejeitado, pois o CFOP informado é diferente de 5932 ou 6932
Solução:
- Confira a cidade do Remetente;
- Confira a cidade do Destinatário;
- Clique em recalcular o frete;
Grupo de documentos informado inválido para remetente que emite NF-e
Quando o remetente é obrigado a emitir Nota Fiscal Eletrônica (NF-e).
Solução:
- Inserir a chave da Nota Fiscal;
- Conferir se o serviço é do tipo normal;
Razão Social inválida para remetente/destinatário sem indicador de CT-e Globalizado
Se não for informado indicador de CT-e Globalizado (indGlobalizado): –
Rejeitar CT-e se estiver informada razão social de remetente ou destinatário com a literal “DIVERSOS”
Solução:
- Preencher o destinatário com os dados da transportadora;
- No campo local de entrega preencher a fantasia com “DIVERSOS”;
5999 – Houve um erro ao processar a sua requisição
Entre a transmissão do cte para o sefaz houve uma falha que impediu a finalização do processo, possivelmente uma instabilidade no serviço do sefaz.
Solução:
- Confirmar no site do Sefaz a disponibilidade do serviço;
- Entrar em contato com o suporte caso esteja normal no site do sefaz;
Para maiores informações entre em contato com nosso suporte