ESG significa Environmental, Social and Governance (Meio Ambiente, Social e Governança).
É uma forma de descrever como as empresas administram o impacto ambiental e social de suas atividades comerciais.
O investimento da ESG é uma tendência crescente no mundo dos investimentos que tem ganho popularidade nos últimos anos. Está ficando muito mais claro que empresas com forte desempenho dos ESG também têm maior probabilidade de ter um bom desempenho financeiro.
Por que eu deveria me importar?
O investimento da ESG está se tornando mais popular a cada dia, na verdade, estima-se que US$ 7 trilhões de ativos são agora administrados usando os princípios do ESG.
Mas o que isto significa para você?
Quando você investe seu significado de maneira amigável aos ESG, a diferença no mundo reflete no que você investe seu significado de maneira amigável aos ESG.
Os investidores que querem investir sabiamente devem ser considerados como empresas gerenciando seu impacto ambiental e social.
Tudo isso ajuda a proteger as mudanças ambientais, ajuda os investidores e outras empresas ambientais. Entenda melhor cada sigila do ESG:
Ambiente (Environmental)
É a conservação do meio ambiente, que engloba critérios como:
- ações voltadas para a redução das emissões de carbono;
- cuidados com a poluição do ar e da água;
- diminuição do desmatamento, dos resíduos e de consumo de recursos energéticos;
- A posição da empresa sobre as mudanças climáticas;
- a logística reversa de produtos;
- a política de negociação com fornecedores.
Leia também: Roteirize com a Rotimiza
Social
Diz respeito às relações que a organização tem com os indivíduos inseridos em seu ecossistema, como colaboradores, parceiros, clientes etc. Alguns pontos analisados são:
- taxa de turnover e absenteísmo;
- benefícios corporativos além do salário;
- remuneração competitiva em relação ao mercado;
- programas de treinamento e desenvolvimento;
- a gestão de relacionamento com o cliente;
- políticas corporativas relacionadas à diversidade e inclusão, além de prevenção ao assédio;
- cuidados com a saúde do funcionário;
- a relação com os fornecedores.
Leia também: Relacionamento com o cliente em transportadoras: como um sistema TMS pode melhorar isso?
Governança
É a administração da empresa, ou seja, o sistema interno de práticas e procedimentos que são adotados para tomar decisões, governar, atender as necessidades dos decisores da empresa, etc.O ESG tem como objetivo compreender se a gestão executiva e o conselho atendem os interesses de todos os envolvidos com a empresa. São analisadas questões como:
- transparência financeira e contábil;
- gestão de riscos;
- relatórios financeiros completos e honestos;
- práticas anticorrupção;
- independência, diversidade e equidade no conselho;
- responsabilidade fiscal;
- garantia dos direitos dos acionistas.
Quais são os benefícios de uma proposta sólida de ESG?
Você já entendeu o que é ESG. O próximo passo, portanto, é entender por que vale a pena investir em estratégias sustentáveis na sua empresa. Confira os principais benefícios:Fortalece uma imagem positiva e a marca empregadora.
Os consumidores estão prestando atenção na atuação das empresas com as quais se relacionam e consomem produtos e serviços.
O mesmo vale para profissionais do mercado, que visam trabalhar em organizações que prezam por preocupações ambientais, sociais e de governança.
Além disso, os investidores também estão dando preferência para negócios sustentáveis.
Uma boa estratégia voltada para o ESG, portanto, é capaz de fortalecer uma imagem positiva para a empresa e beneficiar a relação com todos os stakeholders.
O ESG aumenta o engajamento e satisfação dos colaboradores
O “S” do ESG, que se refere ao social, é muito importante para os colaboradores, pois por meio de ações que visam o bem-estar, condições de trabalho justas e saudáveis, é possível elevar a motivação e a satisfação.
A empresa deve se preocupar em construir boas relações com os funcionários, pois dessa forma consegue reduzir índices de absenteísmo, turnover e presenteísmo.
Ao mesmo tempo, aumenta a produtividade e o engajamento, o que reflete positivamente nos resultados.
Além disso, quando os trabalhadores sabem que trabalham em um lugar que valoriza o cuidado com o próximo, políticas globais sustentáveis e o planeta, sentem que faz parte de um ecossistema muito mais justo e cheio de propósito.
Tenha sucesso com ESG com os seu stakeholders
Investidores, fornecedores, clientes, funcionários: uma proposta sólida de ESG beneficia a relação com todos os stakeholders, que passam a enxergar o compromisso da organização com outros pontos além da lucratividade.
O ESG existe para que seja possível para a empresa compreender a sua influência, positiva ou negativa, e o valor do seu negócio em todo o ecossistema no qual atua, assim, esse tipo de consciência é relevante para quem se relaciona de alguma forma com a corporação.
Qual é a relação entre ESG e saúde mental?
A saúde mental precisa de atenção no meio corporativo, pois funcionários psicologicamente saudáveis refletem em maiores níveis de produtividade e engajamento. E isso é ótimo para o crescimento da empresa
.O “S” do ESG, portanto, deve incluir os cuidados com a saúde mental dos colaboradores.
Os números assustam, mas precisam ser ressaltados: a falta de tratamento de transtornos mentais ocasiona uma perda de produtividade que custa R$300 bi às empresas brasileiras.
Por essa razão, os prejuízos são grandes e, com certeza, impactam a sustentabilidade do negócio, afinal, geram maiores índices de turnover, absenteísmo, causas trabalhistas, etc.