Hoje comemoramos o Dia da Informática! Algo que se tornou tão essencial em nossas vidas, facilitando diversos processos na rotina do mundo inteiro.
Você sabe o motivo de ser no dia 15 de agosto?
Essa data se refere ao lançamento do Electronic Numerical Integrator and Computer (ENIAC) – ou Computador Integrador Numérico Eletrônico, que aconteceu no dia 15 de agosto de 1946.
Assim foi o primeiro dispositivo a ser chamado de computador, criado pelos cientistas americanos John Eckert e John Mauchly.
Em contraste com os computadores de hoje, ele tinha o peso de 30 toneladas e mais de 17 mil válvulas, ocupando um enorme espaço físico…

Mas por que foi criado?
Durante a Segunda Guerra Mundial, o exército estava precisando de uma máquina para o laboratório balístico.
Por isso que o ENIAC foi projetado, para ser utilizado no laboratório, calculando tabelas de artilharia de balística.
Como o computador ficou pronto apenas no fim da Segunda Guerra, ele acabou sendo usado apenas alguns anos depois na Guerra Fria, na execução de cálculos para a bomba de hidrogênio.
E quem programava?
Antes do projeto iniciar, os cálculos eram realizados por uma super equipe de 80 mulheres, mas apenas seis foram selecionadas para o ENIAC.
Apesar de não existir um manual ou uma linguagem de programação na época, elas aprenderam a interagir com o computador na prática mesmo.
Olha como algumas programadoras trabalhavam: