Desenhamos um novo cenário.
Além de unitizar todo o processo de averbação, treinamos um robô para monitorar falhas críticas e entre outras melhorias.
Este novo processamento garante: A múltipla averbação, 10 tentativas de averbação no caso de reprovação, avisos de não averbados via e-mail.
CADASTRO DE SEGURADORA
Neste etapa vamos efetuar o cadasttro de suas seguradoras, segudoras de clientes e cadastro de seguradoras de veículos.
Para cadastrar a seguradora siga os seguintes passos:
- Acesse o módulo GERÊNCIA;
- Clique no menu SEGURO;
- Selecione a opção 037 – SEGURADORAS.
Esta é a tela que será apresentada:
Clique em Incluir para preencher conforme a tela abaixo:
Ao clicar em Incluir você deve preencher os seguintes obrigatórios
CNPJ: Digite o CNPJ da seguradora;
SEGURADORA: Preencha o nome da seguradora (este é o nome que irá aparecer no sistema);
RAZÃO SOCIAL: Preencha a razão social da seguradora (este nome não aparecerá no sistema);
VENCIMENTO DO CONTRATO: Preencha a data de vencimento do contrato da seguradora;
TIPO DE CADASTRO: O sistema contempla o cadastro de seguradora de CARGA, de VEÍCULO ou qualquer outro, mas neste caso vamos usar o tipo CARGA.
TIPO DE SEGURO: Selecione uma opção de definindo se o seguro é seu ou do cliente.
VALOR CONSIDERADO PARA AVERBAÇÃO: Selecione a opção que será usada como critério para averbação podendo ser por VALOR TRANSPORTADO ou VALOR SEGURADO
54 – RCTRC: Preencha este campo com apólice RCTRC (o sistema só exige esta apólice pelo motivo qual a SUSEP exige da ANTT o apólice RCTRC mesmo que o clinte possuir seguro próprio).
O preenchimento irá ficar desta forma, após o preenchimento clique em SALVAR.
CONFIGURAÇÃO DE AVERBAÇÃO
Nesta etapa você vai efetuar a configuração de integração com a seguradora cadastrada no passo anterior.
A Brudam possui integração com alguns sistemas de averbação: ATM, AVERBAWEB, SENIG e ELT. No caso de não haver integração com nenhum desses sistemas, a Brudam disponibiliza a averbação via e-mail.
Para efetuar a configuração de averbação da seguradora siga os seguintes passos:
- Acesse o módulo GERÊNCIA;
- Clique no menu SEGURO;
- Selecione a opção 575 – CONFIGURAÇÃO DE SEGURO AUTOMÁTICO.
Nesta tela clique no botão INCLUIR.
Nesta próxima tela vamos simular:
Preencha os seguintes campos
INTEGRAÇÃO:
Selecione a integração correspondente a seguradora, nesta caso vamos usar ATM como exemplo.
USUÁRIO/ CÓDIGO/ SENHA
Preencha estes campos conforme o tipo de integração selecionada no campo anterior.
UNIDADE CTE
Neste campo selecione qual a UNIDADE(matriz ou filial) vai ter esta integração quando emitir o CTE.
RESPONSÁVEL PELO SEGURO
Nesta opção selecione qual o tipo de seguradora será usada nesta averbação, podendo ser usada tanto seguro próprio ou seguro do cliente.
SEGURADORAS
Uma vez que o resposável do seguro está preenchido o sistema irá mostrar todas as seguradoras cadastradas no sistema, basta selecionar qual a seguradora que deseja fazer averbação.
MODAIS APLICADOS
Selecione em qual modal esta averbação será usada.
MODOS DE AVERBAÇÃO
Selecione o modo que será feita averbação, podendo ser tanto MANUAL quanto AUTOMÁTICO ou os dois modos a mesmo tempo:
- Modo Automático – Efetua a averbação no momento que o CT-e é AUTORIZADO.
- Modo Manual – Deixa pendente a averbação para que você possa escolher o que vai ser averbado, veja no próximo passo como fazer.
AVERBAÇÃO MANUAL
A averbação manual consiste em efetuar a transmissão dos dados para seguradora de forma ONLINE, disponibilizando em uma tela o que será averbado, veja como efetuar este tipo de averbação.
Para efetuar a conferência do que será averbado, siga os seguintes passos:
- Acesse o módulo GERÊNCIA;
- Clique no menu SEGURO;
- Selecione a opção 409 – AVERBAÇÃO INTEGRADA.
Nesta tela você pode usar os filtros conforme sua necessidade ou se preferir use somente o filtro data.
Uma vez que sua consulta foi efetuada o sistema irá lhe mostrar tudo o que precisa ser averbado.
Selecione as emissões que desejar e clique no botão REENVIAR AVERBAÇÃO.
Neste momento o sistema irá mostrar as seguintes cores:
- VERDE – Para documentos averbados.
- VERMELHO – Para documentos não averbados.
Obs.: Em caso de falha na averbação, clique no ícone “?” para ver os detalhes.
Você pode acessar opção 039 – Relatório de Seguro de Cargas para verificar tudo o que foi averbado.
Neste relatório você pode acompanhar todo histórico de averbação, do que foi averbado, por qual seguro, entre outras opções.
LOG DE AVERBAÇÃO
O sistema possui um robô que monitora tudo do que se trata de averbação e reúne tudo em único e-mail diário para que você possa monitorar sua operação.
Veja abaixo o formato do e-mail que o sistema lhe enviará diariamente.
Para que você possa receber este e-mail, basta seguie os seguintes passos:
- Acesse o módulo SISTEMA;
- Clique no menu USUÁRIOS
- Selecione a opção 116 – LISTA USUÁRIOS;
- Abra o cadastro do usuário desejado;
- Vá até área das permissões do operacional e marque SIM na opção Recebe Log de Averbações.
Qualquer dúvida favor contatar nosso suporte ou plantão em casos de urgência conforme telefones abaixo:
Porto Alegre: (51) 3500-7018.
Curitiba: (41) 3891-0865.
São Paulo: (11) 4858-0865.
Brasilia: (61) 3686-0865.
Salvador: (71) 2886-0835.
Plantão para emergências operacionais: (51) 9.9156-8029.