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Vender mais frete: 7 dicas práticas para sua transportadora lucrar mais

Se vender mais frete é o objetivo para sua transportadora, este texto é para você. Com o aumento de negociações, você pode crescer cada vez mais no mercado do transporte de cargas e conquistar sua autoridade na área.

Entretanto, existem muitos desafios nesse caminho. 

A boa notícia é que muitos deles estão sob o seu controle e você pode tomar medidas para superá-los, como o desalinhamento no marketing para transportadoras, a falta de organização e outros problemas na gestão de transporte de cargas.

Com as estratégias certas e todos os cuidados necessários é possível impulsionar as vendas e conquistar os melhores resultados na sua gestão de transportadora

Pensando nisso, separamos para você 7 dicas práticas para vender mais frete e conquistar espaço no mercado.

Boa leitura!

Esteja com suas documentações em dia
Analise o mercado e a concorrência de transportadoras
Defina um processo formal de vendas de transporte de cargas
Conte com a ajuda de um sistema TMS para gestão de transporte
Ofereça serviços mais completos que a concorrência
Acompanhe as tendências na gestão de transportadora

 

Dicas para vender mais frete | Brudam

Esteja com suas documentações em dia

Se você não estiver devidamente regulamentado para exercer as atividades de transporte, de nada vai adiantar investir em inúmeras medidas para vender frete se qualquer fiscalização pode parar o seu trabalho e aplicar várias multas que prejudicarão o caixa de sua empresa.

Desde cadastro nos órgãos responsáveis até o porte de documentos fiscais durante o transporte das mercadorias, tudo deve estar alinhado às obrigações antes de dar sequência nas estratégias para vender mais frete.

Veja alguns dos principais documentos indispensáveis.

Documentos gerais: 

  • CNH;
  • IPVA;
  • Licenciamento.

Documentos relacionados ao transporte de cargas:

  • Inscrição na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT);
  • Certificado no Registro Nacional dos Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC);
  • Documento Auxiliar da Nota Fiscal eletrônica (DANFe);
  • Documento Auxiliar do Conhecimento de Transporte eletrônico (DACTe);
  • Documento Auxiliar do Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (DAMDFe);
  • Código Identificador da Operação de Transporte (CIOT). 

Com essas documentações em dia, você evita irregularidades que podem prejudicar sua transportadora e também seu cliente e, sendo assim, mantém e aumenta sua credibilidade no mercado. 

Leia mais: Marketing para transportadoras para atrair mais clientes

Conheça seu cliente de fretes

Qualquer empresa precisa ter seu cliente bem definido para traçar uma boa estratégia de vendas. Com transportadoras não seria diferente. Isso porque entender as dores do seu público faz com que você seja capaz de oferecer exatamente aquilo que ele precisa.

Por isso, nossa segunda dica prática é essa: conheça muito bem para quem você vende. Sabendo as necessidades, você consegue avaliar se sua estrutura dá conta da demanda do seu cliente, determinar investimentos e se planejar para alinhar sua gestão de transportadora com a exigência do público.

Dicas para vender mais frete | Brudam

Analise o mercado e a concorrência de transportadoras

Para crescer em um mercado, você precisa conhecê-lo. Encontrar dados que direcionam suas estratégias é fundamental para o crescimento de sua transportadora.

Essa não é uma etapa difícil. Pelo contrário, com algumas pesquisas e análises você consegue facilmente observar as estratégias que seus concorrentes estão usando. Observe detalhes:

  • Como eles se comunicam na internet? 
  • Quais os diferenciais dos serviços oferecidos por eles? 
  • Quais as forças e fraquezas do negócio? 
  • Quais são as ações de mídia paga (anúncios, patrocínios etc.) do concorrente? 
  • Qual é o posicionamento digital?
  • Quais produtos e serviços eles oferecem?
  • Quem é o público-alvo?

Com essas e outras observações, você entende melhor o mercado e consegue usar essas informações para criar um plano de ação competitivo.

Não se engane, não existem respostas prontas. Você precisa considerar todo o contexto da sua transportadora e do mercado e traçar as estratégias com precisão, com base na realidade do seu negócio. 

Com essa etapa, você vai conquistar um olhar 360º sobre o seu mercado e, a partir disso, poderá tomar decisões para garantir a competitividade que precisa.

Defina um processo formal de vendas de transporte de cargas

Todo empreendedor, de qualquer ramo que seja, precisa entender que o primeiro obstáculo para o sucesso nas vendas é um processo de vendas indefinido.

Um processo pouco estruturado leva a riscos e gastos desnecessários durante o processo de vendas. 

É por isso que sua gestão de transportadora precisa identificar pontos que podem ser melhorados e determinar um processo formal de vendas. 

Para isso, defina etapas que descrevem todo o processo de vendas da sua transportadora. Veja um exemplo de um processo formal de vendas bem definido:

  • Etapa 1 – Geração de leads: com uma estratégia de marketing para transportadoras eficiente, você consegue atrair leads, ou seja, contatos que têm algum interesse nos seus produtos. 

Com as estratégias certas, você vai obter informações dos leads (e-mail, telefone etc.) e pode, aos poucos e com contato frequente, transformá-los em clientes. Sabemos que manter esse contato pode ser trabalhoso, entretanto, você pode contar com ajuda de plataformas de automação de marketing. 

Faz parte das estratégias de marketing para transportadoras manter a continuidade no contato e sempre oferecer conteúdos bastante informativos, para que o relacionamento seja estreitado e vocês possam enfim firmar uma parceria.

  • Etapa 2 – Qualificação de leads: nem todos os contatos que você conquistar vão ter valor para sua empresa. Alguns não se encaixam com os serviços que você oferece. 

Esse estágio é crucial para separar o que é realmente uma oportunidade de venda e o que não é, para poupar tempo de sua equipe de pré-vendas e vendas. 

Portanto, avalie bem os leads gerados e leve em consideração alguns fatores, como orçamento, necessidades e intenção de compra.

  • Etapa 3 – Envolvimento com os clientes: para identificar as necessidades do potencial cliente, sua equipe vai precisar identificar as necessidades exatas para oferecer a melhor opção de frete a ele. 

Esse também é o momento de oferecer informações, ofertas e opções, para que o seu cliente se sinta bem atendido e exclusivo.

  • Etapa 4 – Proposta: apresente formalmente ao seu cliente uma proposta bem explicada, tire todas suas dúvidas e negocie o que for necessário e possível para fechar o negócio.
  • Etapa 5 – Fechamento do negócio: uma vez que o cliente aceitou e decidiu fechar o contrato, é momento de se certificar de entregar os serviços prometidos e fidelizar o cliente.

Essa proposta de processo formal de vendas é apenas uma sugestão. Você pode determinar o seu processo da maneira como achar melhor e que se encaixe com a realidade da sua empresa. 

O importante mesmo é manter um processo padronizado, mensurável e escalável, para otimizar o trabalho de toda a equipe e o número de vendas.

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Conte com a ajuda de um sistema TMS para gestão de transporte

O Sistema de Gerenciamento de Transporte (TMS) apresenta diversas funcionalidades que irão automatizar os processos da sua empresa e levar uma melhor experiência para o seu cliente. 

Leia mais: Como o TMS pode melhorar o transporte e logística na sua transportadora

E, como você sabe, quanto melhor a jornada dele com sua transportadora, mais clientes fidelizados e que indicam novos. Dessa forma, o motor da sua empresa sempre vai girar.

Além disso, o TMS Brudam proporciona um SAC para ouvir os clientes de forma rápida e prática, a qualquer momento. 

Leia mais: Os 6 sistemas para transportadoras que não podem faltar em sua gestão de transporte

Com um sistema TMS ficará mais fácil fazer o monitoramento, automatizar processos, ter acesso às informações importantes, oferecer rastreabilidade fácil e fortalecer o relacionamento com o cliente. 

Além de você ter mais tempo para focar em vender mais, estará investindo em uma estratégia que ainda funciona muito: o boca a boca. Quanto mais clientes satisfeitos, mais novos clientes você terá.

Leia mais: Por que escolher o TMS da Brudam?

Ofereça serviços mais completos que a concorrência

É importante se posicionar no mercado com um diferencial claro em relação a outras empresas do mesmo nicho da sua região.

Pense nisso: em vez de buscar atender todo e qualquer segmento do mercado, é importante analisar o que melhor se adapta ao seu negócio e leva mais sucesso para sua transportadora. 

Especializar-se em tipo de carga, indústria ou tamanho da empresa vai te ajudar a oferecer serviços mais completos e melhores para o cliente ideal.

Com essas divisões, você pode focar em oferecer diferenciais específicos com o intuito de aliviar o estresse do cliente e impactar positivamente suas vendas. 

Combine oferecer um serviço completo e especializado no seu nicho e certamente você terá muitas vendas.

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Acompanhe as tendências na gestão de transportadora

É muito importante manter seus olhos bem abertos quando o assunto é novas tendências. O mundo das vendas evoluiu e continua evoluindo, oferecendo diferentes possibilidades para aumentar as vendas e melhorar a experiência dos clientes.

Como você viu, o TMS Brudam é uma solução que acompanha as tendências tecnológicas atuais e pode otimizar suas vendas, melhorar sua estratégia e a experiência do seu cliente. 

Manter-se atento e atualizado vai separar você da concorrência e te dar um grande diferencial. 

Você quer saber mais sobre o sistema de gestão para transportadora que vai aumentar suas vendas? Confira:

 

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