A nova era tecnológica já está aqui e o nome dela é “metaverso”. Diferente do que muitas pessoas acreditam, o metaverso é uma revolução que transcende o mundo do entretenimento e dos videogames.
Essa ferramenta que promove a interatividade, ambiente descentralizado e realidade aumentada pode ajudar a melhorar os processos e eliminar custos excessivos nas diversas áreas de um negócio, inclusive na logística.
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Quer entender melhor o que é e qual o impacto do metaverso no mercado de transporte? Vamos te ajudar com isso. Olha só tudo que você vai encontrar aqui:
Como o metaverso impacta no mercado do transporte?
Metaverso: uma oportunidade para uma nova era na logística
Afinal, o que é metaverso?
Envolvendo realidade virtual (RV) e realidade aumentada (RA), a tecnologia em torno do metaverso está misturando o mundo digital e o físico.
Com ele, em milésimos de segundos você pode sair de um ambiente para outro, independente das fronteiras. Você pode ir para uma nova cidade, país ou até mesmo um novo planeta. Parece loucura, não é mesmo?
Agora imagine que tudo isso é possível por meio de um óculos. Basta colocá-lo para sentir-se abduzido para esse novo universo, e sentir essa viagem de forma tão realista que quase não dá para diferenciar do mundo físico.
Pode até parecer que essas funcionalidades só são úteis para games e lazer. Mas imagine como seria poder tomar decisões, gerenciar processos, se comunicar e estar em vários locais com pouco tempo? Com o metaverso, isso é possível.
Afinal, os principais pilares dessa tecnologia são:
- Interatividade: o usuário pode se comunicar com outros ou com objetos físicos.
- Simulação: o ambiente está sujeito às leis da física como se fosse um cenário real. Isso garante que o usuário tenha acesso a uma experiência multissensorial. Como você viu, é muito parecido com a realidade física.
- Ambiente descentralizado: a propriedade das realidades simuladas pode ser vendida pelos usuários.
- Realidade persistente: a atividade virtual continua, mesmo quando o usuário está desconectado temporariamente do metaverso.
Para o mercado de transporte e logística, essas funcionalidades do metaverso vêm para fornecer maneiras mais fáceis de conectar compradores e fornecedores, visualizar dados complexos e solucionar mais problemas ao mesmo tempo.
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Quer entender como isso funciona na prática na indústria? Veja alguns exemplos de empresas que estão aderindo a essa tecnologia:
McDonald’s:
De acordo com a Forbes, o McDonalds deu o primeiro passo em direção ao metaverso.
A empresa fez pedido de registro de marca em plataforma virtual, para que pudesse entrar no metaverso. Isso significa que ela deve oferecer, em breve, experiências virtuais para seus clientes.
Entre elas, produtos virtuais de alimentos e bebidas, NFTs (Non-fungible Tokens) e até um restaurante virtual com entrega em domicílio.
Nike:
Também de acordo com a Forbes, no início de novembro, a Nike também solicitou um registro de patente para uso da marca em ativos virtuais.
Para o consumidor, isso significa mais facilidade de acesso aos produtos. Afinal, eles poderão usar os tênis que sempre quiseram com um valor bem menor.
Inclusive, a empresa criou um espaço em uma loja física todo dedicado ao metaverso. Esse local atrai pessoas interessadas em criar seus próprios mundos e avatares por meio de realidade aumentada. E, é claro, o figurino é da Nike.
Boeing:
De acordo com a CNN, a fabricante de aeronaves pretende investir em projetos 3D e construir um avião no metaverso. do mundo em apenas um ambiente digital.
A ideia é que as aeronaves ganhem suas próprias versões digitais, que são capazes de fazer simulações altamente realistas.
Lacta:
A Lacta também está apostando na experiência virtual dos clientes, de acordo com a Exame.
Basicamente, o cliente acessa o e-commerce, anda pelos corredores da loja, explora as prateleiras e pode até experimentar os produtos em algumas situações.
E não para por aí. Inúmeras marcas estão se apostando no metaverso para proporcionar uma experiência totalmente imersiva aos clientes. E aí, o que você acha sobre isso?
Bom, precisamos trazer esse tema para debate também na mesa do mercado da logística. Continue a leitura e veja quais são as projeções do metaverso para o mercado do transporte:
Como o metaverso impacta no mercado do transporte?
Não é novidade que a logística e todo o mercado do transporte vêm passando por transformações nos últimos anos, especialmente relacionadas à tecnologia.
A inovação deixou de ser uma opção e passou a ser uma obrigação para transportadoras que querem melhorar as entregas e o ROI.
É por isso que já há algum tempo as transportadoras estão investindo em sistemas TMS e outras formas de tecnologias de ponta, para agilizar os processos de entrega, ter mais eficiência e escalabilidade.
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Só que muito em breve o passo a ser dado será ainda mais largo. Além de um sistema TMS, indispensável para qualquer gestão de transportadora, teremos que ir mais longe e apostar no metaverso para otimizar as operações logísticas.
Vamos dar um exemplo de como isso vai funcionar na prática:
Imagine que você, gestor de transportadora, está trabalhando em uma filial no interior de São Paulo e sabe que tem uma mercadoria em trânsito para o estado de Minas Gerais.
Com o suporte do metaverso, você terá como identificar se ela de alguma forma foi danificada.
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Com o suporte de uma outra pessoa ou até mesmo um robô, este item pode ser retirado e esta movimentação registrada no seu sistema TMS, com pouco esforço e muita agilidade.
Mas esse é só um mero exemplo, já que as vantagens vão muito além. Em nível organizacional, o metaverso permite reuniões remotas nas quais todos os participantes são simulados para estarem presentes na mesma sala.
Além disso, existem formas de desenhar fluxos de trabalho, detectar ineficiências e multiplicar a produtividade.
Por exemplo, você pode recriar seu estoque no metaverso para ter uma simulação detalhada e acessar de qualquer lugar, além de facilitar o treinamento de colaboradores, se necessário.
Ainda, com relação às vendas, essa tecnologia de simulação em tempo real pode permitir que empresas da área logística ofereçam simulações para os clientes.
Essas são apenas algumas possibilidades, seria impossível citar todas, já que o metaverso vem justamente com a proposta de tornar possível quase tudo que antes não era: reduzir custos, fronteiras e dificuldades.
É importante ter em mente que essa revolução digital vai mudar a realidade das transportadoras. Um exemplo é o comércio da NFTs, que não exige um transporte físico.
É por isso que os gestores de diversos segmentos estão se adiantando a este movimento e procurando formas de não ficar para trás.
Não se sabe ao certo como vai ser o impacto total do metaverso na nossa realidade a médio e longo prazo, mas é indispensável acompanhar essas inovações para não deixar a desejar na experiência do cliente e na eficiência das operações.
Metaverso: uma oportunidade para uma nova era na logística
Como você viu, o metaverso tem tudo para oferecer à gestão de transportadora uma experiência imersiva e multissensorial, que vai diminuir custos e otimizar os processos, além de facilitar a interconexão entre os diferentes elos da cadeia de suprimentos.
Para gestores que estiverem antenados na inovação, essa tecnologia ainda abrirá as portas para novas possibilidades de expandir os negócios.
Você poderá oferecer novos canais de interação com o cliente, realizar exposições, amostras de produtos e muito mais.
Se você chegou até aqui e gostou muito do que viu sobre o metaverso, ótimo! Mas, afinal, como estar preparado para tamanha inovação tecnológica se você ainda nem digitalizou os processos básicos da sua transportadora? Entenda melhor:
Como a tecnologia pode revolucionar sua transportadora?
A logística do futuro exige eficiência em todos os processos: comerciais, financeiros, operacionais e quaisquer outros que se relacionam com o bom andamento das atividades.
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Só que na realidade de hoje não cabe mais fazer todo esse controle em planilhas ou no papel.
Contar com um sistema que ofereça a gestão de forma automatizada já é uma obrigação, principalmente para empresas que pretendem investir no metaverso.
É por isso que você precisa de um sistema TMS. Com ele, sua transportadora pode ter:
- Relatórios acessíveis, centralizados e completos para uma gestão data driven.
- Aplicativos mobile para potencializar o controle das entregas de mercadorias.
- Otimização de toda a logística, desde a entrega até a logística reversa.
- Melhorias no relacionamento com clientes.
- Gerenciamento da equipe de colaboradores.
- Otimização da questão fiscal, com gestão dos documentos necessários no transporte de cargas.
- E muito mais!
Se prepare com o básico, organize sua transportadora antes de investir no metaverso. Assim, quando tudo estiver em ordem, você vai poder aproveitar ao máximo o potencial da tecnologia de ponta.
Para te ajudar com isso, preparamos um eBook sobre a função do TMS em entregas aéreas ou rodoviárias. Confira: