Uma das maiores dificuldades que eu vejo transportadoras em todo o Brasil é encontrar uma vantagem competitiva e uma estratégia para melhorar seu desempenho.
Para solucionar esse problema, é possível contar com as vantagens do TMS, onde você terá todo gerenciamento de transporte.
Com isso, as operadoras podem aprimorar seus serviços e cobrar mais empresas.
Para que sua empresa aproveite ao máximo essa ferramenta, preparei uma lista de 6 dicas que ajudarão a implementar ações que podem trazer mais vendas para a sua empresa
#1 – Alinhamento de processos
Criar processos em uma empresa significa organizar as rotinas de cada setor, partindo da cotação até a entrega mercadoria.
Isso significa que antes mesmo de ter um sistema TMS você deve saber como sua empresa funciona para que assim este processo possa ser enquadrado dentro da rotina do sistema.
Assim, você terá maior flexibilidade e obterá muitos benefícios, como a redução de erros e o horário de trabalho.
#2 – Saber o a tecnologia pode oferecer
Esta dica já deveria estar no DNA de todo transportador, pois a cada dia que passa surge mais empresas com soluções inovadoras.
A questão é que a tecnologia está reinventado até os processos mais básicos da logística, pois a um tempo atrás você consegui pensar que os pedágios podiam ser pago somente como um tag colada no vidro do caminhão?
Claro que toda tecnologia envolve investimento, e entender o quanto esta tecnologia irá facilitar a operação sem que haja falhas é muito importante.
#3 – Melhor atendimento
Uma vez que a tecnologia está a favor de todos, logo sobrará tempo para que focar em outros processos que antes era um pouco difícil, sendo um deles o atendimento ao cliente.
Para se destacar no mercado e obter boas críticas (que é o fator decisivo para atrair novos clientes hoje), seu serviço deve ser excelente e pessoal.
Também é importante que você tenha muitos canais de comunicação disponíveis, para que assim o seu cliente possa ser atendido com mais agilidade com serviço prestado, pois um SAC diferenciado, um chat em seu site são ótimas práticas iniciais.
#4 – Ferramentas online
Hoje em dia o cliente já não quer mais ligar para fazer uma cotação ou até mesmo solicitar um coleta, então por que não oferecer essa autonomia para o seu cliente.
Além das vantagens do TMS para transportadoras, estar presente neste meio trará para seu negócio uma série de outras vantagens, como a exposição da marca, variedade de clientes a serem atendidos e maior agilidade no fechamento de novas parcerias e ainda a possibilidade de aumentar o número de cotações realizadas.
Você pode inclusive entender melhor como está o mercado sempre que vencer ou perder uma cotação.
#5 – Relacionamento
Ficar para pensando que o cliente chegará de alguma forma pode ser um erro grave, isso não só em transporte, pois é muito importante entender como criar uma estratégia de relacionamento com futuros clientes para que assim a sua empresa possa não só vender mas sim saber como está o mercado.
A presença em feiras, confecção de brindes, para a exposição da marca, criar parcerias, trocar contatos … é fundamental para que a sua empresa tenha uma visibilidade perante aos clientes.
Então não pense duas vezes quando o assunto é relacionamento, pois você pode achar que isso pode ser um custo, mas quando você entender que isso é um investimento e que todo investimento compensa, ai você entenderá a importância desta dica.
#6 – Controle é tudo
Existe uma série de formas para medir o desempenho logístico que você precisa acompanhar.
Tendo um nível de controle, existe alguns benefícios que será oferecido a você:
- Monitoramento completo dos diversos carregamentos realizados;
- Poderá ver em tempo real qual o status da mercadorias;
- Identificação de falhas nos processos;
- Garantia de rentabilidade de todo o trabalho em conjunto.
Essas são algumas dicas, de muitas, que se seguida de forma correta você entenderá qual o reais benefícios que um sistema TMS pode lhe oferecer.