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6 dicas de como fidelizar e adquirir mais clientes para sua transportadora

Quando o assunto é transporte de cargas, fidelizar clientes é essencial para que sua transportadora não os perca para a concorrência, já que, principalmente, perder consumidores é perder dinheiro. Mas, o que você pode fazer para aumentar a fidelização e aquisição de clientes em sua empresa?

O segredo para isso está em garantir a satisfação do cliente com a melhor experiência possível ao utilizar seus serviços. Para isso, é importante ter seus processos bem definidos e integrados e contar com algumas outras estratégias que façam seu cliente sentir que seu serviço tem transparência e qualidade.

Sendo assim, mais do que ter preços baixos, é preciso investir em estratégias e ferramentas que façam sua transportadora se sobressair no setor de transporte de cargas. 

Pensando nisso, separamos 6 dicas essenciais para melhorar a satisfação do cliente e garantir um bom índice de fidelização e aquisição de novos clientes. 

Quer saber como fazer isso? Continue a leitura!

Tenha uma gestão de transporte eficiente que entregue a carga dentro do prazo
Conte com o rastreamento de cargas em sua gestão de transporte
Mantenha uma boa comunicação e relacionamento com seus clientes para fidelizá-los
Peça feedback de seus serviços no transporte de cargas para garantir uma boa experiência
Coloque a segurança como prioridade em sua gestão de transportes
Conte com um sistema TMS em sua gestão de transporte de cargas

Tenha uma gestão de transporte eficiente que entregue a carga dentro do prazo

Nada é mais essencial do que pontualidade no serviço de transporte de cargas. Atrasar uma entrega de uma encomenda pode levar a perda do cliente em questão, que, com toda certeza, vai procurar uma transportadora pontual, mesmo que pague um pouco mais do que a que entrega com atrasos. 

6 dicas para fidelizar e adquirir clientes em transportadoras | Brudam

Garantir a segurança da carga e evitar atrasos já é uma grande vitória quando levamos em conta a situação precária das estradas brasileiras. 

Mesmo sendo óbvio, muitas empresas não se previnem contra imprevistos e não procuram otimizar e integrar seus processos, o que acaba ocasionando em atrasos frequentes nas entregas.

Com a ajuda de processos bem estruturados e de algumas ferramentas, você garante ainda mais a pontualidade no seu serviço de transporte de cargas.

Leia mais: Principais sistemas para transportadoras 

Um desses serviços, por exemplo, é o aplicativo para motoristas Brudam, que facilita ainda mais a realização de tarefas do motorista no dia a dia, automatizando processos e dando tempo para que ele foque no que realmente importa: realizar a entrega dentro do prazo.

Com ele seu motorista pode realizar:

  • Entregas
  • Coletas
  • Manifestos
  • Checklist do veículo
  • Embarques e retiradas de awbs
  • Jornada de trabalho

Dessa maneira, seu motorista se torna mais produtivo e as entregas saem dentro do prazo esperado.

Conte com o rastreamento de cargas em sua gestão de transportes

Outro ponto importante que já não é mais um diferencial e sim uma necessidade é o rastreamento de cargas

6 dicas para fidelizar e adquirir clientes em transportadoras | Brudam

Assim como o delivery no setor de restaurantes, transportadoras que não oferecem rastreamento de cargas são pouco atrativas para os clientes, o que acaba fazendo com que poucos optem por esses serviços incompletos. 

Seja no transporte aéreo ou rodoviários, o cliente quer ter certeza de que sua encomenda está vindo e que chegará a tempo, acompanhando cada etapa do processo. 

Para transportadoras que oferecem serviços b2b (business to business), não ter serviços de rastreamento de cargas também é algo negativo. Já que essas esse serviço torna os processos de entrega mais transparentes e essas empresas sabem que seus clientes preferem dessa maneira.

Para melhorar isso na sua empresa você pode contar com os serviços de rastreamento de cargas rodoviárias e tracking AWB no transporte de cargas aéreas por meio do Sistema de Gerenciamento de Transportes Brudam

Assim, você oferece informações em tempo real sobre todos os processos de coleta e entrega de mercadoria para o cliente, permitindo também para que ele se programe para estar em casa no momento de entrega e para que não ocorram desencontros. 

Mantenha uma boa comunicação e relacionamento com seus clientes para fidelizá-los

Manter uma comunicação direta e transparente com os clientes no serviço de transporte de cargas é outro ponto fundamental para a fidelização. Por mais que o rastreamento de cargas também faça parte disso, a comunicação vai muito além.

6 dicas para fidelizar e adquirir clientes em transportadoras | Brudam 

É importante mostrar transparência em todas as ações de sua empresa, seja em campanhas de marketing ou de ofertas, na precificação de seus serviços, entre outros. 

Leia mais: Marketing para transportadoras para atrair mais clientes

Se o cliente se sentir enganado a qualquer momento, tenha certeza de que continuar escolhendo seus serviços não vai ser mais uma opção.

Além disso, no caso de imprevistos com a carga do cliente, manter a transparência sobre o que ocorreu e procurar fazer o impossível para solucionar o problema é essencial. Pois além de não optar mais pelo seu serviço de transporte de cargas, o cliente pode divulgar para sua rede de conhecidos o que ocorreu e o descaso da transportadora em encontrar uma solução.

O sistema TMS Brudam também pode te ajudar na comunicação com seu cliente. Com ele você pode:

  • Simular fretes (mantendo a transparência na sua precificação);
  • Enviar SMS, e-mail ou whatsapp para o destinatário informando que o motorista está chegando;
  • Permitir que o cliente pesquise o status de entrega;
  • Contar com atendimento automatizado em chatbots 24h.

Com isso tudo você passa transparência e garante uma comunicação efetiva com seus clientes, mostrando que se importa com eles e quer a satisfação acima de tudo.

Leia mais: Vender mais frete: 7 práticas para sua transportadora lucrar mais

Peça feedback de seus serviços no transporte de cargas para garantir uma boa experiência

O feedback é uma peça fundamental na fidelização e na aquisição de novos clientes. Por meio dele você consegue identificar falhas nos processos e melhorias que podem ser implementadas para solucionar problemas recorrentes. Além de também identificar estratégias que estão funcionando e utilizá-las ainda mais

6 dicas para fidelizar e adquirir clientes em transportadoras | Brudam

Você pode oferecer meios para que o cliente possa realizar o feedback de seus serviços após o fim da entrega. A melhor maneira de fazer isso é via questionários em até 3 dias após a entrega da carga. Assim, a memória do cliente ainda está fresca e ele pode detalhar mais se está satisfeito ou não.

É melhorando nos erros e nos pontos fracos que garantimos que eles não ocorram com os próximos consumidores a optarem pelos seus serviços. Além disso, os clientes sempre podem dar dicas sobre melhorias e outros serviços que gostariam que a empresa ofertasse para melhorar a experiência e satisfação.

Coloque a segurança como prioridade em sua gestão de transportes

Além do atraso nas entregas, outro ponto que pode afetar negativamente a experiência do cliente e fazer com que ele nunca mais volte a confiar no seu serviço de transportes é a ocorrência de furtos de cargas.

6 dicas para fidelizar e adquirir clientes em transportadoras | Brudam

Pior do que atrasar a entrega é perder a carga do cliente ou ela ser roubada. Além do estresse em não receber o que comprou, o consumidor tem que correr atrás do prejuízo e ver se consegue reembolso com a loja, o que muitas vezes não é garantido e gera uma insatisfação enorme.

Leia mais: 6 principais problemas na gestão de transporte de cargas 

Por conta disso, o sistema de rastreamento de cargas também é tão importante, assim, o cliente pode garantir que está tudo certo com sua carga. Porém, isso passa apenas transparência para o cliente e não segurança.

Sendo assim, é importante investir em estratégias para manter a carga segura, como um sistema de otimização de rotas como o Rotimiza, que também pode ser integrado ao sistema TMS Brudam

Dessa maneira, sua transportadora conta com roteirizações ágeis de forma rápida, garantindo que o motorista fique pouco tempo parado e tenha mais segurança em suas entregas.

Conte com um sistema TMS em sua gestão de transporte de cargas

Por fim, não tem como oferecer um bom serviço aos clientes se seus processos internos ainda são manuais e você depende de muitos sistemas para que eles ocorram. 

Por conta disso, é essencial contar com um Sistema de Gerenciamento de Transporte que conte com integrações de qualidade e tenha tudo o que você precisa para realizar uma gestão eficiente. 

O sistema TMS Brudam permite integrações de qualidade com soluções de cubagens, esteiras, etiquetadoras, leitores RFID, balanças, EDI e diversas APIS, cobrindo tanto o transporte aéreo, rodoviário e multimodal (rodoáereo)

Assim, você facilita e automatiza o controle de todo o fluxo logístico da empresa, permitindo processos mais rápidos e um serviço de qualidade para o cliente. Além disso, há um aumento de produtividade para seus colaboradores nos processos de distribuição de cargas

Quer saber como o sistema TMS Brudam pode fazer tudo isso? Que tal um teste grátis e provar você mesmo?

 

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