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Dicas para economizar dinheiro em sua frota

Não desperdiçar significa economizar

Hoje vou dar algumas dicas rápidas de como economizar dinheiro em sua frota.

Primeiramente os “Ladrões de quilometragem”, definição da Bridgestone para a má gestão dos pneus de um veículo.

Em síntese existem ações que podem maximizar a durabilidade do conjunto.

Listei estes cuidados por ordem de ocorrência mais comum:

Regulagem mecânica

Alguns ajustes básicos na parte mecânica de seu veículo estão diretamente ligados a desgastes e substituição de itens.

Cambagem:

Posição do pneu em relação ao solo, quando desregulada coloca apenas uma parte do mesmo em contato com o chão.

Alinhamento:

Posição dos pneus um em relação ao outro, ao invés de estarem como duas linhas paralelas formam ângulo em “V”.

Balanceamento de massa:

Do mesmo modo que a uma suspensão desregulada influência no desgaste dos  pneus, a distribuição da massa de rodagem também.

Isso é, o aro (roda) pode sofrer uma pancada, acúmulo de barro ou desgaste.

Compromete o conjunto mecânico causando desgaste por afrouxamento ou atrito.

Além de trazer desconforto ao motorista por vibrações na direção do veículo.

Corrigir é fácil, o processo se chama balanceamento e é feito em uma borracharia.

Consiste em colocar pequenos pesos de chumbo em áreas da roda de modo a distribuir sua massa uniformemente.

Calibragem:

A quantidade de ar alocada dentro do pneu chama se calibragem.

Ao passo que o veículo roda ele perde pressão nos pneus e precisa ser compensada.

Mesmo que exista um sistema de “Rodoar” instalado, a inspeção humana não é dispensável.

Confira regularmente a pressão alocada nos pneus de acordo com as indicações do fabricante.

Existe uma alternativa de calibragem de pneus com nitrogênio, que auxilia no resfriamento durante a rodagem, contudo só é indicado para veículos sem sistema “Rodoar”.

Desenho de banda:

Em caso específico de veículos pesados, existem pneus com design exclusivos para dianteira ou traseira.

Quando colocados em eixos diferentes tendem a ter um desgaste maior, outra péssima decisão é colocar pneus novos e meio uso no mesmo eixo, pois distribuem maior peso sobre o mais “alto”.

Acessórios e ações

Primeiro vou te relembrar de que a calibragem dos pneus é de suma importância.

Tanto para evitar desgaste dos mesmos, quanto para economia de combustíveis, evitando esforços desnecessários do motor.

O excesso de carga é outro vilão que influencia na queima descompensada de combustíveis, exigindo mais torque.

Existe uma crença de que o ponto morto de marcha queima menos combustível, porém como dito é pura crença.

Na verdade, o motor se mantém ligado queimando combustível, recebendo empuxo ou acionando acelerador na retomada.

Defletores de ar:

Este opcional, nem sempre é valorizado como deveria, por sua contribuição à economia de combustível.

Ou seja, este acessório desvia o vento de pontos planos que agem freando o veiculo por resistência ao ar.

Oferece estabilidade em vias rápidas. Junto a exigência de menor esforço nas retomadas de torque.

Estas foram nossas dicas de hoje, bom trabalho!

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