Em um mercado tão competitivo como o de transporte de mercadorias, aumentar a rentabilidade financeira pode ser um desafio sério. No entanto, é fundamental focar nesse objetivo para garantir o crescimento da transportadora e a melhoria de seu trabalho.
Pensando nisso, preparamos 10 dicas essenciais para otimizar sua entrega de mercadorias, melhorar seus processos de gestão de transporte e te ajudar a lucrar mais.
Mas, antes de entrarmos nessas orientações, vamos falar sobre alguns conceitos que você tem que conhecer. Confira:
Quais os principais indicadores de rentabilidade financeira em uma transportadora?
Confira as dicas para aumentar sua rentabilidade na gestão de transportes
Otimize sua logística para reduzir custos
Foque na segmentação para entrega de mercadorias
Invista também em logística reversa
Examine o retorno de seus investimentos
Melhore o relacionamento com o cliente da transportadora
Trabalhe com marketing digital para transportadoras
Analise a concorrência na entrega de mercadorias
Otimize sua gestão financeira e comercial
Conte com um Sistema de Gerenciamento de Transporte (TMS)
Rentabilidade ou lucratividade? Qual a diferença?
Para podermos abordar as técnicas de aumento de rentabilidade em sua transportadora, primeiro precisamos entender a distinção entre rentabilidade e lucratividade.
A lucratividade é, na prática, a margem de lucro líquida do seu negócio. No caso da entrega de mercadorias, podemos considerar que a lucratividade é o valor recebido pelo serviço, depois de descontar os custos com combustível, manutenção do veículo, logística, entre outros.
A rentabilidade, por sua vez, vai mais longe. Ela comparava o valor do lucro com os investimentos iniciais da empresa, avaliando se, no longo prazo, a transportadora está dando bons retornos.
Por isso, neste texto vamos falar sobre técnicas para aumentar o lucro vendendo mais e reduzindo os custos, mas, no final, o foco é em garantir que a rentabilidade seja positiva, compensando todos os seus investimentos em veículos, organização da empresa, burocracia, etc.
Quais os principais indicadores de rentabilidade financeira em uma transportadora?
Para melhorar sua rentabilidade financeira, primeiro é necessário saber como estão as finanças da transportadora hoje. Também é fundamental ser capaz de acompanhar a evolução da empresa com o passar do tempo, para avaliar se as técnicas estão tendo o efeito esperado.
Para isso, é preciso conhecer os principais indicadores financeiros para empresas de entrega de mercadoria:
- Retorno sobre o Investimento (ROI): este indicador tem tudo a ver com a rentabilidade. Ele mede o custo de um investimento e compara com o potencial de lucratividade que ele gera. Assim, você pode avaliar se ele vale a pena. Em uma transportadora, isso pode ser calculado em cada aquisição de veículos, por exemplo.
- Custo Operacional Total: toda empresa de entrega de mercadorias tem um custo considerável, que envolve combustível, manutenção da frota, pagamentos da equipe interna e dos motoristas, entre tantos outros. Por isso, é fundamental acompanhar todo esse valor para ter noção dos seus lucros.
- Custo por setor: também é importante separar os custos por setor, para identificar os principais gastos e onde é possível reduzir. Lembre-se de destacar os maiores custos, como combustível e manutenção. Também é válido separar os valores por veículo.
- Receita em R$ pelo peso da carga: este é um bom indicador para conferir o faturamento por quilo em cada veículo. Assim fica claro quais são os veículos mais lucrativos da frota e como você pode otimizar esses ganhos.
- Resultado Operacional Total: este é o valor mensal que sua transportadora recebe todo mês, depois de descontar os custos. É fundamental que seja positivo para manter o negócio sustentável.
Como acompanhar os indicadores de sucesso de sua empresa
Conte com um sistema que reúna as informações financeiras da transportadora, para você ter controle dos dados, avaliar sua rentabilidade e aproveitar melhor as dicas que vamos trazer na sequência.
Confira as dicas para aumentar sua rentabilidade na gestão de transportes
Agora que já temos uma noção mais clara de como acompanhar as finanças em uma transportadora, podemos entrar nas 10 dicas de rentabilidade que a Brudam preparou para você.
Aumente a produtividade da sua equipe para entregar mais
A rentabilidade financeira de uma transportadora vem, principalmente, da quantidade de entregas realizadas. O cálculo é simples: quanto mais entregas de mercadorias sua transportadora realizar, mais lucro ela terá no fim do mês.
Mas, para entregar mais, é preciso aumentar a produtividade da equipe. Isso envolve os entregadores, melhorando as rotas e processos de entrega, mas não se limita apenas a eles.
Busque otimizar, também, o trabalho administrativo, a organização do estoque, a carga e descarga dos veículos e até a documentação fiscal da empresa. Um Sistema de Gerenciamento de Transporte (TMS) é uma ótima opção para realizar isso tudo de forma centralizada e eficiente.
Sem perda de tempo na gestão, você vai começar a entregar muito mais e sua rentabilidade financeira vai aumentar.
Otimize sua logística para reduzir custos
Além de ajudar sua transportadora a entregar mais, uma logística do futuro, focada em eficiência e tecnologia, também garante uma redução nos custos que vai fazer toda a diferença na rentabilidade.
Melhorar a logística pode ser um grande desafio na gestão de transportes, porque envolve a otimização de muitos setores distintos. No entanto, com um sistema tms para transportadoras você tem todo o apoio necessário para esse processo.
Foque na segmentação para entrega de mercadorias
Muitas empresas de transportes optam por atender uma ampla gama de setores, em grandes territórios, com a ideia de que isso vai ajudá-las a conquistar mais clientes.
No entanto, ao optar por ser mais “genérica”, a transportadora pode sair perdendo. Afinal, ela não está se especializando em nenhum setor e dificilmente se tornará referência para alguma área.
Por outro lado, ao segmentar seu trabalho, a transportadora pode se destacar como verdadeira especialista e conquistar clientes fiéis. Para isso, avalie qual setor entrega os maiores lucros hoje, com a menor concorrência, e invista na segmentação.
Invista também em logística reversa
A logística reversa não é uma novidade na entrega de mercadorias. No entanto, essa estratégia vem crescendo dentro de um mercado que valoriza cada vez mais a sustentabilidade.
Então, contar com opções de logística reversa pode ser uma excelente estratégia para sua empresa ampliar seus ganhos sem um grande aumento nos custos. Além disso, você conquista seus clientes, mostrando que é capaz de atender suas necessidades também nessa etapa.
Examine o retorno de seus investimentos
O crescimento de uma transportadora depende de bons investimentos, seja em veículos novos, seja em organização interna e otimização logística. No entanto, investimentos feitos às cegas, sem um bom acompanhamento, podem ser mais prejudiciais do que vantajosos.
Por isso, avalie bem cada investimento. Antes de se comprometer, calcule o potencial de ROI sobre ele; depois, mantenha o acompanhamento mensal, para conferir se ele realmente está oferecendo o retorno esperado.
Dessa forma, você terá as informações necessárias para fazer novos investimentos, ou mesmo para otimizar a lucratividade dos que você já realizou.
Para ter todos esses dados importantes sobre seus investimentos, é bom contar com um sistema para transportadoras que ofereça relatórios completos, acessíveis e organizados para sua gestão de transportes.
Melhore o relacionamento com o cliente da transportadora
De nada adianta ter uma operação totalmente eficiente e otimizada se você não conseguir manter uma boa carteira de clientes para vender mais fretes e aumentar seus lucros.
Por isso, é essencial conhecer muito bem seu cliente. Saiba quais são as demandas e necessidades que ele apresenta e busque estratégias para atendê-lo. Além disso, conte com tecnologia focada nesse relacionamento.
Um portal que ofereça informações claras e seguras sobre as entregas é uma excelente opção — principalmente se ele estiver integrado ao seu sistema TMS.
Também busque trabalhar o pós-venda, mantendo o contato com seu público e apresentando disponibilidade para novos fretes. Assim você pode fidelizar mais clientes com sua transportadora.
Trabalhe com marketing digital para transportadoras
Concordamos que fidelizar clientes é uma ótima estratégia, não é!? Mas como chegar lá se você ainda não tem uma boa cartela de clientes para começar essa fidelização?
A resposta está no marketing para transportadoras. Boas estratégias para atrair clientes não são caras e podem revolucionar sua empresa.
Mapeamento de persona, Inbound Marketing, produção de conteúdos para blogs e redes sociais, desenvolvimento de site, redação SEO, anúncios pagos… As opções são muitas e vão te ajudar a vender mais.
Temos um texto específico sobre o assunto para te ajudar com esse processo. Confira:
Analise a concorrência na entrega de mercadoria
É importante lembrar que sua transportadora não está sozinha no mercado. Por isso, busque conhecer seus concorrentes, analisar as estratégias aplicadas, os nichos de clientes alcançados e a fatia de mercado que vocês estão disputando.
Dessa forma, você pode otimizar suas próprias estratégias e sair na frente, conquistando mais vendas e aumentando sua rentabilidade.
Otimize sua gestão financeira e comercial
A rentabilidade depende também de uma gestão bem organizada de suas finanças. Na gestão financeira, isso envolve ter total controle das contas a pagar e receber, acompanhamento do seu fluxo de caixa e análise dos indicadores de sucesso da transportadora.
Esse acompanhamento permite uma gestão mais inteligente e com melhores resultados na rentabilidade.
Para melhorar, é importante ter uma boa gestão comercial, fazendo cotações, tabelas de frete, controle de visitas, fechamento de comissões e relatórios, entre outros. Tudo com eficiência e foco em garantir o máximo de receita com menos custos.
Um sistema TMS também é fundamental para garantir essa gestão com eficiência.
- Lembre-se também de que é importante estar com a documentação fiscal sempre em dia.
Conte com um Sistema de Gerenciamento de Transporte (TMS)
Há vários sistemas para transportadores que não podem faltar na sua gestão e, como vimos neste texto, o TMS é o principal entre eles. Mas você precisa saber como escolher o sistema TMS certo.
É o caso do Sistema TMS Brudam. Ele tem toda a tecnologia necessária para te ajudar na gestão comercial, na gestão financeira, no acompanhamento dos indicadores, na otimização da logística e muito mais.
Sem falar que ele é capaz de integrar outros sistemas necessários e oferecer ainda mais eficiência.
Quer saber mais? Então acesse nosso eBook e descubra todo o potencial de um software para potencializar sua rentabilidade financeira: