Área do Cliente  | Vagas

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Transporte multimodal e intermodal: entenda as diferenças

Quando o assunto é transporte, dois termos são frequentemente utilizados para descrever o método de movimentação das mercadorias: intermodal e multimodal. 

Tanto um quanto o outro envolve a movimentação de carga da origem ao destino usando mais de um meio de transporte. Seja caminhão, trem, avião ou qualquer combinação.

Em síntese, o transporte intermodal utiliza vários contratos diferentes ao longo de uma viagem de transporte. Isso significa que quem está transportando assina contratos de forma independente com serviços marítimos, aéreos e terrestres. 

Por outro lado, o transporte multimodal, apesar de muito semelhante, usa apenas um contrato durante toda a jornada. 

Leia mais: 6 principais problemas na gestão de transporte de cargas e como solucioná-los

Para ter mais clareza sobre as duas modalidades de movimentação de mercadorias, preparamos este conteúdo para que você compreenda as diferenças entre cada uma. Boa leitura!

Transporte multimodal e intermodal | Brudam

O que é o transporte intermodal?

De maneira bem simplificada, o transporte intermodal é definido como o movimento de carga da origem até o destino por vários modelos de transporte, em que cada um tem um transportador diferente. Se ainda parece confuso, vamos simplificar para você:

Imagine que uma carga precisa sair de Duque de Caxias (RJ) e ir para Santa Inês (MA), em um período curto de tempo. O responsável pelo transporte e logística toma uma decisão: irá transportar a carga de caminhão até a capital do RJ e, de lá, a carga seguirá de avião até o destino no Maranhão. 

Porém, ao chegar em Santa Inês, faltará uma última rota: a saída do aeroporto até o destino final, de caminhão. Soma-se, então, 3 transportes diferentes, realizados por transportadoras distintas e de diferentes modalidades.  

Esse é o transporte intermodal, realizado por mais de um operador logístico, em que cada responsável pelas etapas do transporte deve realizar um contrato individual.

Agora imagine que sua transportadora foi a escolhida para fazer uma dessas etapas do transporte e você se pergunta, afinal, quais as vantagens dessa modalidade de movimentação de cargas para minha empresa? 

Para sua transportadora, uma grande vantagem é ganhar flexibilidade para se especializar em um tipo de carga e aperfeiçoar o trabalho, ao passo que seu cliente consegue combinar a potencialidade de diferentes tipos de transporte, que provavelmente não seja viável para você investir.

Por essa flexibilidade que o intermodal é o modelo mais praticado. Porém, é preciso conhecer bem a sua transportadora para compreender que este modelo é realmente o mais favorável para prestar os serviços. 

Agora, antes de qualquer coisa, vamos entender melhor o transporte multimodal. Continue a leitura!

Transporte multimodal e intermodal | Brudam

O que é o transporte multimodal?

Essa categoria é muito semelhante à anterior, pois também conta com duas ou mais modalidades de transporte combinadas, desde a origem até o destino. Entretanto, o transporte multimodal é executado sob a responsabilidade de um único Operador de Transporte Multimodal (OTM). Ou seja, não há mais documentos individuais, como você viu anteriormente. 

O OTM é aquele que realiza contrato com o cliente por todo o serviço, emitindo um documento chamado de Conhecimento de Transporte Multimodal de Cargas (CTMC). Ele é o único responsável por transportar a carga até o destino.

A diferença está principalmente nas responsabilidades. O OTM assume a incumbência de executar o contrato, assumir os prejuízos resultantes de perdas, danos, avarias, atrasos ou qualquer outro problema no transporte. 

Além disso, o OTM também é responsável pela ação dos seus colaboradores sobre a mercadoria. Qualquer custo é de sua inteira responsabilidade.

Leia mais: 6 sistemas para transportadoras que não podem faltar

Na prática, quais as principais diferenças entre o transporte intermodal e multimodal?

Embora as duas modalidades sejam bem parecidas, pois utilizam dois ou mais transportes para levar as mercadorias, a principal diferença é a forma como cada uma opera.

Veja os principais pontos: 

Emissão de documentos

No transporte intermodal, a cada vez que a mercadoria troca de veículo são emitidos novos documentos e o contrato é renovado. 

Já no transporte multimodal, a carga segue com o mesmo documento, o CTMC, até a chegada no destino final. 

Responsabilidades de cada gestão de transporte

Como você já sabe, na intermodal a responsabilidade não recai apenas sobre um transportador. Elas são divididas entre quem vai realizar cada trecho do trajeto. 

Já no caso do multimodal, apenas um operador se responsabiliza por todas as etapas. Isso significa menos burocracia e necessidade de inúmeros documentos. Essa transportadora fica responsável por contratar um seguro da carga que cubra a viagem da origem até o destino. 

Transporte multimodal e intermodal | Brudam

Quais as vantagens e desvantagens de cada modalidade de transporte?

Se pensarmos na modalidade de transporte intermodal, uma grande vantagem são as possibilidades de negociação. Afinal, como há mais transportadoras envolvidas, você pode trabalhar para oferecer vantagens competitivas no setor. 

Por outro lado, uma desvantagem que muitas vezes preocupa os gestores de logística das empresas e também os gerentes de transportadoras é a burocracia, devido à necessidade de coordenar vários contratos com diversos prestadores de serviços. 

Por consequência, o transporte intermodal pode incluir mais gastos, tanto com documentações quanto para embalar ainda melhor a mercadoria, para que ela não corra riscos com tantas movimentações. Como os custos são mais altos, a prioridade em reduzi-los é ainda maior. 

Para as transportadoras, uma grande preocupação do transporte intermodal é a infraestrutura. Muitas vezes será necessário ter guindastes e containers, que custam mais caro. 

Na perspectiva do transporte multimodal, a redução de custos é uma vantagem significativa para a coordenação da logística. Para a transportadora, a grande vantagem é a facilidade para monitorar os embarques de etapa a etapa, já que é a única responsável pelo cumprimento do prazo. Dessa forma, pode controlar melhor a gestão e diminuir o risco de roubos ou perdas de mercadorias.  

Entretanto, a mercadoria pode encontrar limitações legais e operacionais em caso de transporte internacional, uma vez que as normas podem ser diferentes. Nesse sentido, outra transportadora do país destino pode estar mais adequada para o próximo trecho, o que é uma desvantagem para o transporte multimodal, já que uma única transportadora teria mais custos para adequar-se.

Leia mais: TMS e WMS: entenda a finalidade de cada sistema na transformação da gestão de transportadoras

Transporte multimodal e intermodal | Brudam

Para empresas que querem realizar o próprio transporte, como facilitar a implementação do transporte multimodal ou intermodal?

Algumas indústrias optam por realizar o próprio transporte e gerenciar tudo de ponta a ponta, acompanhando de perto cada processo da logística. Essa decisão vem normalmente devido à necessidade de flexibilidade nas entregas e ao desejo de melhorar a agilidade das entregas. 

Sabemos que este pode ser um desafio, uma vez que o custo pode ser alto, o gerenciamento da frota é uma preocupação a mais do gestor da empresa e a sazonalidade pode ser preocupante. 

Você pode optar tanto pelo multimodal, em que você será responsável por todo o processo de movimentação da mercadoria, ou intermodal, em que sua empresa fará apenas uma parte do transporte e terceiriza o restante. De qualquer forma, vai precisar de ajuda para superar estes desafios que citamos anteriormente.

Leia mais: Como o TMS pode melhorar o transporte e logística na sua transportadora

Com um Sistema de Gerenciamento de Transporte (TMS), você consegue ter uma visão integrada do setor de transporte da sua indústria. É possível ter todas as informações do método de planejamento da operação, pois ficarão contidas no sistema em segurança.

Leia mais: O que um sistema TMS pode fazer pela sua transportadora?

Além disso, sua indústria contará com recursos como: 

  • Gestão de despachos
  • Monitoramento sobre o planejamento 
  • Rastreamento das entregas
  • Controle sobre as etapas de operação 
  • Compreensão sobre os custos operacionais

Dessa forma, é muito mais fácil ter um controle que a terceirização de toda a movimentação de carga não permite, não é? É por esses motivos que o TMS é uma grande tendência para transportadoras e para indústrias que desejam ter mais autonomia em seus transportes.

Se você está procurando por um TMS para impulsionar o transporte em sua empresa e/ou transportadora, seja o multimodal ou intermodal, conheça o Brudam: 

POSTS RELACIONADOS

Você pode ir ainda mais longe se continuar com a gente!
Assine nossa newsletter:

Experimente grátis todas as funcionalidades do TMS Brudam:

Brudam

online

Olá, que tal um orçamento sem custo? Me informe seu email e telefone para iniciarmos uma conversa sem compromisso :)

VOCÊ FEZ A MELHOR ESCOLHA!

Você já vai conhecer o TMS que
Transforma sua gestão de transporte.

As informações de acesso ao teste grátis do sistema TMS Brudam serão enviadas para o seu e-mail.

Você pode ir ainda mais longe se continuar com a gente!

Além de aproveitar nosso teste grátis, você pode continuar avançando na sua gestão de transportadora se conferir os nossos conteúdos sobre tecnologia, gestão e mais: